Nota Introdutória |
| |
| · Imaginários coloniais: propaganda, militância e “resistência” no cinema Piçarra, Maria do Carmo; Cabecinhas, Rosa; Castro, Teresa
|
| |
Artigos Temáticos |
| |
| · Mueda, Memória e Massacre, de Ruy Guerra, o projeto cinematográfico moçambicano e as formas culturais do Planalto de Mueda Schefer, Raquel
|
| |
| · Quantas nações somos capazes de imaginar? Laranjeiro, Catarina
|
| |
| · Descolonização em, de e através das imagens de arquivo “em movimento” da prática artística Oliveira, Ana Balona de
|
| |
| · Imagens de África? Filmes e documentários portugueses relativos às antigas colónias africanas (primeira metade do século XX) Matos, Patrícia Ferraz de
|
| |
| · África em Lisboa - Os Indígenas da Guiné na Grande Exposição Industrial e Guiné Aldeia Indígena em Lisboa - 1932: a construção do corpo feminino Rosa, Francesca de
|
| |
| · Entre a memória e o seu apagamento: O Grande Kilapy de Zézé Gamboa e o legado do colonialismo português Stewart, Katy
|
| |
| · Os jovens e o cinema português: a (des) colonização do imaginário? Macedo, Isabel
|
| |
| · Alteridade e identidade em Tabu de Miguel Gomes Pereira, Ana Cristina
|
| |
Vária |
| |
| · A pós-memória como coragem cívica: Palavra de ordem: resistir, resistir, resistir Khan, Sheila
|
| |
| · Cinema transcultural em debate numa rede de conhecimento: significados pós-coloniais híbridos no cinema de resistência Andrade, Pedro
|
| |
Leituras |
| |
| · Martins, L. P. (2012). Um império de papel. Imagens do colonialismo português na imprensa periódica ilustrada (1875-1940). Lisboa: Edições 70 Gomes, Inês Vieira
|
| |
| · Vicente, F. L. (Org.) (2014). O Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português (1860-1960). Lisboa: Edições 70 Thompson, Drew
|
| |
| · Piçarra, M. do C. (2015). Azuis Ultramarinos. Propaganda Colonial e Censura no Cinema do Estado Novo. Lisboa: Edições 70 Cunha, Paulo
|
| |
| · Cabecinhas, R. & Cunha, L. (Eds.) (2008). Comunicação intercultural. Perspectivas, dilemas e desafios. Porto: Campo das Letras Oliveira França, Renné Oliveira
|
| |