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New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

NTQR vol.13  Oliveira de Azeméis Sept. 2022  Epub Sep 08, 2022

https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e703 

Artigo original

Estratégias educacionais utilizadas nas intervenções sobre a violência contra a pessoa idosa: Revisão integrativa da literatura

Educational strategies used in interventions on violence against the elderly: Integrative review of literature

Juliana Ribeiro da Silva Vernasque1 
http://orcid.org/0000-0002-6003-1218

Ana Laura Lopes Loosli1 
http://orcid.org/0000-0002-5182-1330

Maria Clara de Sousa Santos1 
http://orcid.org/0000-0002-3520-3284

Fabiana Veronez Martelato Gimenez1 
http://orcid.org/0000-0003-3768-5288

Paula Sales Rodrigues1 
http://orcid.org/0000-0002-8876-814X

Maria José Sanches Marin1 
http://orcid.org/0000-0001-6210-6941

1Famema, Brasil


Resumo:

A violência é um processo tão complexo na humanidade, que as intervenções educativas que abordam essa temática são imprescindíveis na busca de uma sociedade mais segura e justa. Objetivo: Analisar como vêm sendo realizados os processos educativos sobre a violência contra a pessoa idosa, a partir de uma revisão integrativa da literatura. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Web of Science, Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature e Analysis and Retrieval System Online (Medline), com os descritores de assunto “idoso”, “violência”, “educação em saúde” e “adulto jovem”. Foram incluídos todos os idiomas inglês, português e espanhol e excluídos os de revisão da literatura e as reflexões teóricas. Foram identificados 1211 artigos; a pós retiradas as repetições e seguindo-se sucessivamente a leitura dos títulos, resumo e artigos na íntegra, foram selecionados 12 artigos que responderam ao propósito do estudo. Utilizou-se como ferramenta de análise qualitativa dos resultados o software NVIVO. Resultados: São utilizadas diferentes estratégias para realizar os processos educativos, incluindo a simulação, aulas didáticas, utilização de vídeos, palestras, treinamento online, aprendizagem a partir da prática profissional, oficina de trabalho e estudos de casos. ressaltando-se a tendência de utilizar mais de uma estrátegia. Conclusões: Diferentes estratégias educacionais foram utilizadas na abordagem da violência contra a pessoa idosa, destancando-se aquelas que buscam a proatividade e envolvimento efetivo dos educandos. Os estudos selecionados corroboram a importância do trabalho da temática com o público adulto jovem, destacando que a aquisição de conhecimento, as mudanças de percepção e atitude exigem intervenções específicas, complexas e com sucessivas aproximações.

Palavras-chave: Idoso; Abuso de Idosos; Ensino; Educação em Saúde.

Abstract:

Violence is such a complex process in humanity that educational interventions that address this issue are essential in the search for a safer and fairer society. Main Goal: To analyze how the educational processes on violence against the elderly have been carried out, based on an integrative literature review. Methods: This is an integrative of literature review carried out at the Web of Science, Scopus, Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and Medical Literature and Analysis and Retrieval System Online (Medline) databases with the subject descriptors “elderly”, “violence”, “health education” and “young adult”. All English, Portuguese and Spanish languages were included, and those for literature review and theoretical reflections were excluded. We identified 1211 articles and after removing the repetitions and following successively the full reading of the titles, abstracts and articles, 12 articles that responded to the purpose of the study were selected. The NVIVO software was used as a tool for qualitative analysis of the results. Results: Different strategies are used to carry out the educational processes, including simulation, didactic classes, use of videos, lectures, online training, learning from professional practice, workshop and case studies, emphasizing the tendency to use more than one strategy. Conclusions: Different educational strategies were used to address violence against the elderly, highlighting those that seek proactivity and effective involvement of students. The selected studies corroborate the importance of working on the subject with young adults, highlighting that the acquisition of knowledge, changes in perception and attitude require specific, complex interventions with successive approximations.

Keywords: Aged; Elder Abuse; Teaching; Health Education.

1.Introdução

Um dos principais desafios da modernidade, especialmente para o campo da saúde, trata-se do processo de envelhecimento que vem ocorrendo em decorrência do aumento da expectativa de vida da população e da diminuição das taxas de natalidade. O aumento da população idosa é uma realidade mundial; estima-se que a população acima de 65 anos, no Brasil, em 2060, será de aproximadamente 25% do total de habitantes. Com a mudança, novas necessidades foram explicitadas, dentre elas as enfermidades sociais relacionadas aos idosos e os conflitos intergeracionais (Alarcon et al., 2021; Miranda, Mendes, & Silva, 2016; Castro, Rissardo, & Carreira 2018). Segundo a Organização Mundial da Saúde, indivíduos com 60 anos ou mais em países subdesenvolvidos, como o Brasil, são considerados idosos. Constitui-se como envelhecimento a involução morfofuncional irreversível que leva à perda de capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, tornando-o exposto às agressões internas e externas. A maior vulnerabilidade da pessoa idosa frente à sociedade constitui um notável fator para a violência contra o idoso (Alves, Faria & Meirelles Junior 2016) . A violência é um fenômeno multicausal profundamente enraizado no tecido social, cultural e econômico da vida e aquela praticada contra a pessoa idosa caracteriza-se como: “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa” (World Health Organization [WHO], 2002). Esta pode proceder-se de diversas formas, sendo as mais recorrentes: (1) violência física, quando se utiliza da força para gerar lesões e sofrimento; (2) violência sexual, relacionado às relações sexuais ou ainda toque nas regiões íntimas sem consentimento; (3) violência psicológica, englobando atos e ações verbais com a intenção de gerar angústia; (4) abuso financeiro, onde há o uso indevido dos bens da pessoa idosa sem consentimento, e (5) negligência, caracterizado pela falta de ações, intencionais ou não, relacionadas às necessidades básicas da pessoa (Brownell, 2016; Castro, Rissardo, & Carreira 2018). Devido à subnotificação de casos de abuso contra o idoso, os reais dados de incidência e prevalência não são conhecidos (Micheletti, Garcia, Melicchio, & Vagostello, 2011). A subnotificação é reflexo do desconhecimento da sociedade sobre os sinais de abuso e sobre os direitos da pessoa idosa. Nesse quesito, há relevância de estratégias educativas relacionadas à saúde do idoso serem implementadas em currículos durante a graduação, visto que a violência contra a pessoa idosa é uma questão de saúde pública que pode ser evitada e seus danos reduzidos por meio de processos educativos. Para a proteção do idoso e para o combate da violência, é preciso respaldar a sociedade com o acesso às informações e reflexão acerca do tema; contudo, isso só será possível a partir de pesquisas que contemplem processos educativos para identificação e prevenção da violência contra o idoso, ressaltando-se a necessidade do desenvolvimento de produções científicas, visto que o tema é escasso na literatura científica nacional. A violência é um processo tão complexo na humanidade que as intervenções educativas que abordam essa temática são imprescindíveis na busca de uma sociedade mais segura e justa. Bauman e Donskis (2014) refletem que na modernidade as pessoas estão, muitas vezes, indiferentes aos acontecimentos ao seu redor, o que Bauman denomina de “adiaforização da conduta humana” e, desse modo, parando de reagir aos horrores das guerras, assassinatos e conflitos em geral, e que todo esse fenômeno se deve à banalização da violência e das desigualdades sociais nas diversas sociedades e culturas.

2.Objetivo

Analisar como vêm sendo realizados os processos educativos sobre a violência contra a pessoa idosa, a partir de uma revisão integrativa da literatura.

3.Método

Dentre as diferentes técnicas da Pesquisa Qualitativa, utilizou-se a Revisão Integrativa da Literatura (RIL) que se caracteriza pela análise de diferentes documentos de domínio científico, visando a síntese dos resultados de diferentes estudos sobre um determinado tema com ampla abrangência, incluindo pesquisas experimentais e não-experimentais. Portanto, consiste na análise sistemática e ordenada para compreensão absoluta do evento analisado (Canuto & Oliveira, 2020; Souza, Silva & Carvalho 2010). Assim, a RIL visa construir conclusões gerais sobre determinada temática a partir da análise ampla da literatura científica, além de identificação de lacunas de conhecimento que demandam a realização de novos estudos (Mendes, Silveira & Galvão, 2008 ). Optou-se por essa técnica metodológica, pois o presente estudo constitui a primeira fase de um projeto maior que visa o desenvolvimento de uma estratégia educativa para combate da violência contra o idoso e validação de um instrumento de rastreio com o mesmo intuito. Para isso, seguimos as seis etapas descritas por Mendes, Silveira & Galvão (2008): a) identificação do tema e seleção da hipótese, ou questão de pesquisa para a elaboração da revisão integrativa; b) estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/amostragem ou busca na literatura; c) definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos; d) avaliação dos estudos inclusos na revisão integrativa; e) interpretação dos resultados; e f) apresentação da revisão/síntese do conhecimento (Mendes, Silveira & Galvão, 2008, 761-763). A primeira etapa constituiu na definição da pergunta norteadora, a partir da qual identificamos e empregamos os dados relevantes para o desenvolvimento da pesquisa, além de definirmos o público-alvo da pesquisa e os resultados a serem julgados. Portanto, utilizamos a referida pergunta norteadora: “Como vêm sendo realizados os processos educativos sobre violência contra a pessoa idosa voltadas para os adultos jovens?” Posteriormente, prosseguiu-se com a busca dos documentos científicos, no período de agosto de 2021, nas seguintes bases de dados: Scopus, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), com os descritores de assunto “idoso”, “violência”, “envelhecimento”, “saúde do idoso”, “educação”, “maus- tratos ao idoso”, “educação em saúde”, “adulto jovem”, ”conhecimento” e “descoberta do conhecimento”. Em relação aos critérios de inclusão, não foram limitados idioma e período de publicação dos estudos, visto a especificidade da pergunta de pesquisa. Foram excluídos os estudos que tratavam de revisão da literatura e as reflexões teóricas sobre o tema, manuais, dissertações e teses. Como resultado da busca, obteve-se um total de 1211 documentos, sendo 516 da base de dados Medline, 456 da Scopus, 183 da Web of Science e 11 da LILACS. O passo seguinte foi a leitura de todos os títulos e verificação dos tipos de estudo, excluindo-se aqueles que não respondiam à pergunta de pesquisa. Após utilizar os critérios acima descritos, foram excluídos 1172 documentos. Dos 39 artigos selecionados, dois foram excluídos por estarem duplicados, e foram lidos todos os 37 resumos. Nesta etapa, 11 foram excluídos por não responderem à pergunta da pesquisa. Logo, 26 foram selecionados para leitura do artigo na íntegra e fichamento. Após o fichamento, 14 foram eliminados por não evidenciarem estratégias educativas e o seu impacto na identificação e combate da violência contra o idoso. Segue fluxograma com os critérios utilizados para seleção dos artigos. Em todas as etapas foi realizada revisão por pares, buscando, assim, validar cada tomada de decisão em relação à inclusão ou exclusão. As avaliações foram realizadas por consenso, após dupla checagem e independente de análise, conduzidas por dois componentes da equipe de pesquisa, formada pela aluna e orientadora, e as discordâncias foram averiguadas pelo terceiro pesquisador (Doutoranda).

Figura 1. Fluxograma com os passos utilizados para a seleção dos artigos

Para a terceira fase do estudo, utilizou-se como ferramenta de análise qualitativa dos resultados o software NVIVO Plus, versão 11. Neste, inicialmente foram inseridos os 12 artigos selecionados; em seguida, cada artigo foi classificado conforme ano de publicação, base de dados, público-alvo e país de desenvolvimento do estudo. E depois foram criados códigos referentes a cada núcleo de sentido encontrado. Para compreensão e sistematização dos dados, foram elaborados mapas conceituais dentro do software que auxiliaram na organização dos dados e análise. O uso de softwares em pesquisa qualitativa vem sendo fortemente recomendado, uma vez que eles contribuem para que o processamento das informações ocorra a partir de um conjunto de regras que lhes conferem um maior rigor científico, objetividade e facilitam a sua replicabilidade. Embora existam diferentes tipos de softwares de análise qualitativa no mercado, sobre o Nvivo, aponta-se que ele agrega características importantes contidas em outros pacotes (Costa, 2018). Para a análise dos dados no NVIVO Plus, seguiu-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo, na modalidade temática, por permitir a representação dos elementos das mensagens a partir da sua classificação ou codificação em categorias e subcategorias, ou seja, identificando as ideias contidas em cada artigo, formulando os núcleos de sentido e as categorias temáticas (Minayo, 2013; Costa, 2018). Os estudos foram avaliados, ainda, segundo o Nível de Evidência (NE), considerando a seguinte classificação: nível I - revisões sistemáticas e metanálise; nível II - estudos randomizados controlados; nível III - estudos controlados sem randomização; nível IV - estudo caso-controle ou coorte; nível V - revisão sistemática de estudos descritivos ou qualitativos; nível VI - estudos qualitativos ou descritivos; nível VII - consenso e opinião de especialistas (Stillwell, Fineout-Overholt, Melnyk, & Williamson, 2010). Na presente revisão integrativa da literatura, foram respeitados os princípios nacionais e internacionais de ética em pesquisa, que orientam que o desenvolvimento de revisões de literatura deve prezar pela manutenção das ideias dos autores das publicações.

4.Resultados

Quadro1. Dados referentes aos artigos selecionados para a RIL 

Dos 12 estudos (Quadro1) incluídos na pesquisa todos são internacionais, sendo os Estados Unidos da América o país com o maior número de estudos (7/12), os demais foram realizados na Inglaterra (2/12), a mesma quantidade no Canadá e um na Austrália. As ações educativas foram destinadas a estudantes de enfermagem, de psicologia e odontologia; além disso, alguns deles foram destinados a profissionais de saúde de diferentes categorias, médicos residentes, psiquiatras iniciantes e cuidadores de idosos. A metade dos estudos encontra-se na modalidade de relato de experiência. Nos demais estudos, participantes passaram por um processo de intervenção por meio de estratégias educativas sobre a violência contra a pessoa idosa, alguns deles com avaliação antes e após a mesma. Depreende-se, assim, que metade dos estudos apresenta nível II e a outra metade nível VI. Na análise dos dados, foi possível definir a temática das estratégias educativas evidenciando aquelas que possibilitam a proatividade e protagonismo dos participantes, bem como aquelas que são potencializadas por partirem da realidade da prática profissional e, portanto, por meio da utilização de estratégias como a simulação em realidade virtual (Figura 1).

Figura 1 Categoria temática- Estratégias Educativas sobre violência contra a pessoa idosa, NVIVO Plus, 2022 

5.Discussão

Os estudos abordam diferentes estratégias de ensino e aprendizagem, entretanto, observa-se que, embora alguns deles (A3, A4, A5) ainda mantenham o método tradicional de ensino por meio de aulas didáticas e uso de slides, eles buscam diversificar as estratégias, articulando-as em estratégias mistas (A3) visando uma aproximação com o cotidiano das pessoas idosas, considerando os riscos e vulnerabilidades advindos do processo de envelhecimento, bem como o fenômeno da violência contra a pessoa idosa. Destaca-se a utilização da simulação de situações reais, conforme os estudos A1, A2 e A7. A simulação é uma estratégia educacional potente que proporciona o conhecimento prévio e a aquisição de habilidades comunicacionais, afetivas e técnicas para que se aprenda a lidar com situações que necessitam de competência, com supervisão, apoio e sem colocar pessoas em risco. O artigo A7 explora a simulação por meio da Realidade Virtual como uma estratégia educacional e tecnológica para o ensino sobre abuso e negligência contra a pessoa idosa, ressaltando a potencialidade desta ferramenta. Nos cenários de simulação, acertos e erros fazem parte do processo de ensino e aprendizagem, auxiliando na construção de conhecimentos, práticas e atitudes (Mazzo et al., 2017). Em pesquisa com estudantes de medicina, as experiências de simulação promoveram também gatilhos para a autorreflexão na aprendizagem visando a competência profissional que se almeja, desde o início da formação (Feldman et al., 2022). Aprender com situações reais previamente organizadas para oportunizar o aprendizado é outro destaque abordado no artigo A6. As situações da prática profissional médica em conjunto com os serviços de saúde e comunidade engajada são utilizadas para ensinar jovens que estão estudando medicina na identificação de abuso contra a pessoa idosa, como devem proceder em cada caso, com apoio dos seus professores e comunidade. Os resultados deste estudo mostraram que os alunos de diferentes níveis de programas foram capazes de obter experiências valiosas no cuidado geriátrico, particularmente em questões de maus-tratos a idosos. Corroboram com os estudos que utilizam as metodologias ativas, articulando teoria e prática das situações reais, por meio da aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem, o que também favorece a autonomia, responsabilidade e habilidades para enfrentamento de problemas de maiores complexidades. Ademais, amplia a responsabilidade social para uma educação com valores e comprometida com a formação de cidadãos que militam por um mundo mais digno e justo (Marin et al., 2010; Marques, 2018). Nos artigos A8, A10, A11 e A12, verifica-se a utilização do estudo de caso como estratégia educacional, que dentre os métodos de ensino e aprendizagem, representa um importante recurso para destacaras especificidadesde determinada situação em um dado contexto (Graham, 2010). Os resultados destes estudos demonstram que a utilização do Estudo de Caso nos treinamentos melhora o conhecimento sobre os maus-tratos a idosos e a capacidade de fornecer cuidados adequados ao abuso de idosos, considerando, portanto, premissas da justiça social frente às populações vulneráveis (Shahzad, Younas, & Ali, 2022). Verificou-se a utilização do treinamento para o ensino da temática da violência contra a pessoa idosa, nas modalidades on-line. Os treinamentos caracterizam-se como atividades de ensino e aprendizagem que têm como finalidade o ensino de uma nova habilidade ou aprofundar capacidades e conhecimentos. São realizados em locais controlados e, em muitas ocasiões, ocorrem de maneira isolada das situações reais, proporcionando uma vivência fictícia, contudo muito próxima da realidade (Alderson, Darken, Eisenberg, & Seager, 2022). Os estudos A9 e A12 trabalham com o ensino online, apresentando a viabilidade de ensino sistematizado e em módulos de aprendizagem sobre a violência contra a pessoa idosa. Os treinamentos on-line ou e-learning são realizados pela integração dos conhecimentos de educação e tecnologia da informação, e a sua utilização vem proporcionando maior equidade educacional (Qiu et al., 2022).

6.Considerações Finais

O envelhecimento populacional e a violência contra a pessoa idosa são realidades presentes no mundo todo, que precisam ser cada vez mais discutidas, principalmente em países que estão vivendo uma rápida transição demográfica, como o Brasil. Compreender quais e como cada estratégia educacional sobre violência contra a pessoa idosa tem sido utilizada no mundo auxilia na construção de conhecimento e de novas propostas educacionais que abordem a temática de modo eficaz. Os estudos selecionados corroboram a importância do trabalho da temática com o público adulto jovem, destacando que a aquisição de conhecimento, as mudanças de percepção e atitude exigem intervenções específicas, complexas e com sucessivas aproximações. Ressalta-se, por fim, que a investigação do objeto de estudo estratégias educativas para violência contra a pessoa idosa foi exitosa, pois utilizou o método da Revisão Integrativa de Literatura, associado à utilização de softwares em pesquisa qualitativa, como o NVIVO. Este apresenta potencialidades, visto que auxilia na compreensão dos dados por meio da sistematização do conteúdo, auxiliando o pesquisador na imersão nos dados, e na visualização dos resultados.

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Recebido: 01 de Fevereiro de 2022; Aceito: 01 de Abril de 2022

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