SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Outcomes from the rehabilitation and education program for people with heart failure (REPIC Program) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Print version ISSN 2184-965XOn-line version ISSN 2184-3023

RPER vol.6 no.1 Silvalde June 2023  Epub June 30, 2023

https://doi.org/10.33194/rper.2023.337 

Editorial

EDITORIAL

Soraia Dornelles Schoeller1 
http://orcid.org/0000-0002-2822-4407

1Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil


Uma mão lava a outra. As duas juntas constroem um mundo melhor.

A enfermagem de reabilitação no Brasil já é reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, o equivalente à Ordem dos Enfermeiros de Portugal. A plenária de conselheiros realizada em 25 de abril de 2023 deliberou por unanimidade a criação desta especialidade e a elaboração de minuta acerca das competências acrescidas, a ser votada em momento posterior.

O reconhecimento da especialidade acontece após alguns anos de articulações isoladas de enfermeiros brasileiros atuantes na área, com enfermeiros de outros países cuja especialidade já existe. De grande importância é a parceria construída e consolidada com nossos colegas portugueses, especialmente via Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação - APER.

Esta parceria, mesmo tendo iniciado antes de 2013, começa a se consolidar a partir de um convite para a participação em Seminário realizado na Escola Superior de Enfermagem, sob coordenação das professoras Bárbara Gomes e Maria Manuela Martins. A presidente da APER era a enfermeira Isabel Ribeiro.

A partir daí os enfermeiros de Portugal e Brasil realizaram diversos encontros conjuntamente, compartilhando investigações, conhecimentos e ações. A participação de enfermeiros brasileiros nos congressos da APER; a realização de investigações e orientação conjunta de enfermeiros em mestrados, doutoramentos e estágio pós doutoral na temática reabilitação são alguns exemplos. Também a participação dos enfermeiros portugueses e APER nos Seminários de Atualidades em Enfermagem de Reabilitação realizados no Brasil - Florianópolis e São Paulo. A parceria estabelecida é técnica, política e de construção de conhecimento em cuidado de enfermagem e de enfermagem de reabilitação.

Temos muitos frutos desta união. Teremos muitos outros ainda. Juntos estamos construindo a história da enfermagem de reabilitação. Atualmente estamos validando uma teoria de enfermagem, de médio alcance, intitulada Enfermagem de Reabilitação para o bem viver, protagonizada por enfermeiros dos dois países.

Nosso caminho é longo. Muito aprendemos com vocês. Muito ainda temos a aprender. Muito podemos compartilhar. Muito prezamos e nos orgulhamos desta parceria.

Eterna gratidão

Como diz nosso eterno cantor Raul Seixas…. “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só…. Mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Autor Correspondente: Soraia Dornelles Schoeller, soraia.dornelles@ufsc.br

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons