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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.9 Lisboa  2007

 

Cátia Sofia Queiroz Pereira

2006

 

O ensino clínico em enfermagem. Um estudo sobre contextos, situações e actividades geradoras de ansiedade

Orientação- Prof. Doutor Óscar C. de Sousa

 

 

O Curso de Licenciatura em Enfermagem tem a duração de quatro anos, tendo cada ano uma parte teórica e uma parte prática. O período de formação prática é conhecido como Ensino Clínico.

O Ensino Clínico é um momento privilegiado de aprendizagem, no qual se pretende a promoção do crescimento pessoal e a preparação profissional do aluno, através da sua inserção em ambientes que promovam a saúde e combatam a doença, fomentando a mobilização de recursos individuais, a interacção doente/aluno e o contacto directo com os profissionais da saúde.

Verifica-se, no contacto directo com os alunos, que a sua primeira experiência clínica deixa recordações positivas e negativas. Há alunos que referem que, por vezes, essa experiência é geradora de ansiedade quer quando se assume o papel de aluno aprendiz quer no confronto da situação com a sua estrutura pessoal.

Este trabalho tem por objectivo identificar e analisar as situações e actividades geradoras de ansiedade, tendo em conta os contextos onde os alunos vivem a sua primeira experiência de Ensino Clínico. A primeira experiência clínica dos alunos - Ensino Clínico I no nosso caso, vai-se realizar em contexto hospitalar e de centro de saúde, com alunos do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem.

Pretende-se não só retratar a primeira experiência de contacto com as estâncias que cuidam da saúde de forma preventiva ou curativa, como fornecer informações a todos os intervenientes no processo, no sentido de tornarem cada vez mais eficaz a aprendizagem do aluno e reforçar a sua motivação pela profissão que deseja abraçar.

 

 

Clinical education in nursing. A study about contexts, situations and anxiety activities

The Nursing Degree has the duration of four years and in each year there is a theoretical and a practical component. The practical period is known as Clinical Training.

The Clinical Training is a crucial learning period where it is aimed the promotion of the student personal growing and the professional preparation, through his integration in environments that promote health and fight illness, developing the individual resources mobilization, the patient/student interaction and the direct contact to health professionals.

In the direct contact with the students it is shown that their first clinical experience leads to positive and negative memories. Some students refer that, sometimes, that experience causes anxiety either in the role of the student learning or confronting the situation with their personal structure.

This work aims the identification and analysis of situations and activities that cause anxiety, keeping in mind the contexts where the students live their first Clinical Training experience. In our case, the student’s first clinical experience - Clinical Training I - is performed within a hospital and health center context including students of the first year of the Nursing Degree.

The aim is not only to report the first contact experience to the preventive or treatment health units. but also to supply information to all the process intervenients, in order to turn the student learning more and more efficient and to reinforce his motivation regarding the profession he is willing to embrace.