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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

versão impressa ISSN 1645-0523

Rev. Port. Cien. Desp. v.6 n.1 Porto jan. 2006

 

Efeitos do intervalo pós-conhecimento de resultados na aquisição do arremesso da Bocha

 

Márcio M. Vieira1,3,4

Fernando C. M. Ennes1,4

Guilherme M. Lage1,2,5

Leandro R. Palhares1

Herbert Ugrinowitsch1

Rodolfo N. Benda1

 

1 Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, Belo Horizonte, Brasil.

2 Universidade Fumec, Brasil.

3 Centro Universitário de Belo Horizonte, Brasil.

4 Universidade Estácio de Sá, Brasil.

5 Faculdades Unidas do Norte de Minas Gerais, Brasil.

 

RESUMO

Com o objetivo de verificar os efeitos do intervalo após o fornecimento do conhecimento de resultados na aquisição do arremesso da bocha, trinta e seis universitários foram separados, formando três grupos: sem intervalo pós-conhecimento de resultados, intervalo de 5 segundos de pós-conhecimento de resultados e intervalo de 10 segundos de pós-conhecimento de resultados. A tarefa consistiu em arremessar uma bola em direção a um alvo circular posicionado no chão, com o objetivo de atingir um círculo no centro do alvo, que recebia a pontuação 6. A cada 10 cm do círculo central, uma nova área foi delimitada e decrescia em um ponto recebendo a área mais externa a pontuação 1. O experimento foi dividido em fase de aquisição (120 tentativas a 6,5 m de distância) e testes de Transferência 1 (10 tentativas sem conhecimento de resultados), Transferência 2 e 3 (10 tentativas cada sem conhecimento de resultados a 7,5 m). Não foram observadas diferenças estatísticas na análise da média do escore e do coeficiente de variação, não caracterizando efeito do intervalo pós-CR sobre a aprendizagem de habilidades motoras na condição utilizada.

Palavras-chave: aprendizagem motora, feedback, conhecimento de resultados.

 

ABSTRACT

Effects of Results’ Post-Knowledge Interval in the Acquisition of the Bocce Throw.

Aiming to verify the post-knowledge of results interval effects in the acquisition of the bocce throw, thirty-six college students of both sexes were separated in three groups: no post- knowledge of results interval, 5-seconds post- knowledge of results interval and 10-seconds post- knowledge of results interval. The task consisted of throwing a ball towards a circular target positioned in the floor aiming to reach a circle in the center of the target, which received score 6. A new area was demarcated at each 10 cm of the central circle and decreased in one point receiving score 1 in the more external area. The experiment was divided in acquisition phase (120 trials at 6.5 m distance) and transfer test 1 (10 trials without knowledge of results at the same distance), transfer tests 2 and 3 (10 trials each one without knowledge of results at 7.5 m distance). Statistical differences were not observed in mean scores and coefficient of variation, that didn’t determine the effect of the post-knowledge of results interval on learning motor skills in the condition used.

Key Words: motor learning, feedback, knowledge of results.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

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Márcio M. Vieira

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