SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII issue2Effectiveness of a psychological intervention protocol in cases of perinatal loss: women’s perceptionsNon-pharmacological interventions in pain management in neonatal intensive care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Rev. Enf. Ref. serIII no.2 Coimbra Dec. 2010

 

Enfermagem e o Jogo Dramático: Reflexões de enfermeiros sobre o cuidado da enfermagem através da imagem

 

Nébia Maria Almeida de Figueiredo*; Teresa Tonini**; Renan Tavares***; Wilma Ferreira Araújo****

* Doutora em Enfermagem, Professora Titular/UNIRIO. [nebia@unirio.br]

** Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta/UNIRIO. [ttonini@terra.com.br]

*** Doutor em Estudos Teatrais, Professor Associado/UNIRIO. [renan1950@yahoo.com]

**** Especialista em Administração Escolar/UNIRIO. [wilmaraujo@gmail.com]

 

Resumo

Este estudo traz resultado de atividades pedagógicas de reflexão em sala de aula, na disciplina Enfermagem: o pensar e o fazer profissional do assistir, do Curso de Mestrado em Enfermagem EEAP/UNIRIO, quando 28 estudantes criaram IMAGENS para dialogarem com uma IMAGEM apresentada pelos professores através do Jogo Dramático. Questão norteadora: Que imagens são produzidas e como falam sobre elas quando pensam o cuidado? Objetivos: a) encontrar implicações pedagógicas a partir do Jogo Dramático – indutor Imagem como meio de ensinar a pensar a Enfermagem e o Cuidado; b) destacar as implicações, resultantes da estratégia utilizada, com base nos resultados do jogo. Metodologia: qualitativa com abordagem pedagógica própria. Resultados: Os dados produzidos foram organizados através da análise de conteúdo e decodificados em duas categorias: a IMAGEM que vejo na IMAGEM INDUTORA e a IMAGEM CONSTRUÍDA na prática de PENSAR o CUIDADO. Conclusão: JOGO é uma pedagogia provocadora de reflexões sobre a profissão e o cuidado; ao refletirem destacam implicações da ordem do olhar/ouvir/intervir.

Palavras-chave: enfermagem; cuidado; jogo dramático.

 

Nursing and Dramatic Game: Reflexions of nurses about the care of nursing through the picture

Abstract

This study reports the results of reflexive pedagogical activities in the classroom in Nursing: the professional thinking and actions of those attending the Master’s Course in Nursing EEAP/UNIRIO, when 28 students created images related to an image presented by teachers through the Dramatic Game. Guiding question: What images are produced and how do they talk about them when they think about care? Objectives: a) to identify pedagogical implications of the Dramatic Game – the inductor image as a means to teach thinking about Nursing and Care; b) to highlight the implications of the strategy used, based on the results of the game. Methodology: qualitative within a pedagogical approach. Results: The data produced were organized through content analysis and coded into two categories: the image that I see in the INDUCTOR image and the image CONSTRUCTED in practice to think about care. Conclusion: the game is a pedagogy which provokes reflections on the profession and care; the reflections have implications for seeing/ listening/intervening.

Keywords: nursing; care; game dramatic.

 

Enfermería y Juego Dramatic: Reflexiones de enfermeros acerca del cuidado de la enfemería mediante la imagen

Resumen

Este estudio comporta resultados de actividades pedagógicas de reflexión en el aula, en la asignatura de Enfermería: el pensar y la acción profesional de asistir, del Máster en Enfermería EEAP/UNIRIO, cuando 28 estudiantes crearon imágenes para dialogar con una imagen presentada por los profesores mediante el juego dramático. Pregunta orientadora: Qué imágenes son producidas y cómo hablan sobre ellas cuando piensan el cuidado? Objetivos: a) encontrar implicaciones pedagógicas a partir del juego dramático – inductor imagen como un medio para enseñar a pensar la enfermería y el cuidado; c) destacar las implicaciones, resultantes de la estrategia utilizada, en base a los resultados del juego. Metodología: cualitativa con enfoque pedagógico propio. Resultados: Los datos producidos se organizaron mediante el análisis del contenido y fueron descodificados en dos categorías: la imagen que veo en la imagen INDUCTORA y la imagen CONSTRUIDA en la práctica de pensar el cuidado. Conclusión: el juego es una pedagogía provocadora de reflexiones sobre la profesión y el cuidado; al reflexionar se destacan las implicaciones del orden del mirar/oír/intervenir.

Palabras clave: enfermería; cuidado; juego dramático.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências bibliográficas

ARTAUD, A. (2002) - O assassinato da magia – esboço de um estudo dos desenhos. In NOVA, V. C., org. - Estação imagem: desafios. Belo Horizonte : UFMG.

BECKER, H. (1994) - Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo : Hucitec.

DELEUZE, G. ; GUATTARI, F. (1995) - Mil platôs. Trad. de Aurélio G. Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro : Editora 34. Vol. 1.

FRANCO, J. J. S. (2009) - Os tipos de ensino no Curso de Licenciatura em Enfermagem: opinião dos estudantes do 4º ano. Referência. Série 2, nº 9, p. 35-39.

FREIRE, P. (1992) - Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3ª ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra.

GARCIA, R. L. (2003) - Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro : DP&A.

GOLDENBERG, M. (2004) - A arte de pesquisar: como fazer pesquisa. 8ª ed. Rio de Janeiro : Record.

LEVY, P. (1993) - Tecnologias da inteligência. Trad. de Carlos Irineu Costa. Rio de Janeiro : Editora 34.

SILVA, C. M. S. L. M. D. ; SANTOS, N. M. P. (2009) - A intencionalidade do filme como estratégia de aprendizagem na formação do enfermeiro. Revista de Enfermagem UFPE On Line. Vol. 3, nº 1, p. 27-32.        [ Links ]

 

Recebido para publicação em: 06.04.09

Aceite para publicação em: 28.10.10

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License