SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A oferta das empresas e a competitividade dos destinos turísticosO estado da alterglobalização em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Economia Global e Gestão

versão impressa ISSN 0873-7444

Economia Global e Gestão v.13 n.1 Lisboa abr. 2008

 

O factor cliente como determinante estratégico*

(Ensaio sobre o sector financeiro – Parte II)

 

Ricardo de Gouvêa Pinto

 

RESUMO: Neste estudo iremos abordar a relevância do cliente na preocupação estratégica da empresa. O que representa o cliente, qual o valor da sua força, como deve ser considerado, que implicações tem para a estratégia e para a política de empresa. Qual é a equação do cliente? Nesse sentido, temos de colocar a raiz do pensamento na estratégia de marketing, onde se deverá localizar a consideração do cliente. O cliente é, efectivamente, um importante determinante estratégico na indústria financeira. O Factor Cliente, face às características da indústria, é um factor importante que condiciona e orienta a decisão estratégica e todo o processo de gestão estratégica. Essa influência do Factor Cliente manifesta-se, neste caso, não tanto pela existência de um efectivo poder de influência directa do cliente na orientação estratégica, mas porque ele é o factor de diferenciação na actividade, perante a relevância da rivalidade interna na indústria.

Palavras-chave: Estratégia, Marketing, Competitividade, Orientação para o Cliente, Valor

 

TITLE: The customer factor as a strategic determinant: Essay on the banking and financial industry

ABSTRACT: In this essay we’ll study what is the relevance of the customer in the strategic concern of the company. What does the customer represents, what is the value of his force, how must he be considered, and what kind of implications does he have in the strategy and in the policies of the company. Which is the customer equation? Thus, we have to place our mindset in the marketing strategy. The customer is, indeed, an important strategic determinant in the financial industry, the Customer Factor is an important factor that determines and guides the strategic decision and the whole process of strategic management, and this influence of the Customer Factor reveals itself, not because of a direct influence of the customer in the strategic orientation, but because, considering the internal rivalry in the industry, he is the differentiation factor in the business.

Key words: Strategy, Marketing, Competitiveness, Customer Focus, Value

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMQUIST, Eric, PIERCE, A. e PAIVA, C. (2001), «Keeping ahead of the active customer – It takes active management to capture value consistently», Mercer Management Journal, 2001, 3.         [ Links ]

AMES, B. Charles e HLAVACEK, James D. (1989), Market Driven Management – Prescription for Survival in a Turbulent World, Irwin, Illinois.

ANTUNES, Joaquim e RITA, Paulo, «Os determinantes do Marketing Relacional na satisfação e fidelização de clientes», Economia Global e Gestão, n.º 2/2005, Vol. X, Set. 2005, pp. 111-134.

ASSAEL, Henry (1993), Marketing, Principles & Strategy, 2nd ed., The Dreyden Press, Orlando.

BADOC, Michel (1986), Marketing Management pour la Banque et l’Assurance Européennes, Les Editions D’Organization, Paris.

BARTLETT, Christopher A. e GHOSHALL, Sumantra (2000), «Going global – Lessons from late movers», Harvard Business Review, Mar/Abr. 2000.

BEKIER, Matthias M., FLUR, Dorlisa K. e SINGHAM, Seelan J. (2000), «A future for bricks and mortar», The McKinsey Quarterly, 2000, 3.

BLOCH, Ph., HABABOU, R. e XARDEL, D. (1989), Serviço Incluído – Clientes Felizes Fazem Empresas de Sucesso, Monitor, Lisboa (trad.).

BOSS, S., MCGRANAHAN, D. e MEHTA, A. (2000), «Will the banks control on-line banking?», The McKinsey Quarterly, 2000, 3.

CARVALHO, Mário (2000), Banca e Banqueiros Globais: Vinte Anos de Estratégia Bancária, Hermart Consultores, Porto.

CHAMPY, James e NOHRIA, Nikita (1996), Fast Forward: The Best Ideas on Managing Business Change, Harvard Business School Books, Boston.

CHUNG, Sungmi e SHERMAN, Mike (2002), «Emerging marketing», The McKinsey Quarterly, 2002, 2.

CIGLIANO, James, GEORGIADIS, Margaret, PLEASENCE, Darren e WHALLEY, Susan (2000), «The price of loyalty», The McKinsey Quarterly, 2000, 4.

COLLINS, James e PORRAS, Jerry (1994), Built to Last – Successful Habits of Visionary Companies, HarperBusiness, Nova Iorque.

COLLINS, James e PORRAS, Jerry (1996), «Building your company’s vision», Harvard Business Review, Set. 1996.

COYLES, Stephanie e GOKEY, Thimothy C. (2002), «Customer retention is not enough», The McKinsey Quarterly, 2002, 2.

CRESPO DE CARVALHO, José (1999) – Logística, Ed. Sílabo, Lisboa, 2.ª ed.

CRESPO DE CARVALHO, José (2000) – Meritocracia logística e futuro empresarial, Revista Portuguesa de Gestão, Inverno 2000.

DAVIS, Steven I. (1990), A Excelência na Banca, Publ. D. Quixote, Lisboa (trad.).

DOLAN, Robert J. e SIMON, Hermann (1996), Power Pricing – How managing Price Transforms the Bottom Line, The Free Press, Nova Iorque.

DRUCKER, Peter F. (1985), «The Discipline of Innovation», Harvard Business Review, Ago 2002 (reed.).

DRUKER, P. (1999), Management Challenges for the 21st century, Butterworth-Heinenann, Oxford, 1999.

EIGLIER, Pierre e LANGEARD, Eric (1987), Servuction – Le marketing des services, McGraw-Hill, Paris.

EISENHARDT, Kathleen M. e SULL Donald N. (2001), «Strategy as simple rules», Harvard Business Review, Jan 2001.

ENGEL, James F., BLACKWELL, Roger D. e MINIARD, Paul W. (1993), Consumer Behaviour, The Dreyden Press, Orlando, 7th ed.

EVANS, Philip e WURSTER, Thomas S. (1999), «Getting real about virtual commerce», Harvard Business Review, Nov/Dec., 1999.

FIFIEDD, Paul (1993), Marketing Strategy, Butterwood-Heinemann, Oxford.

FORBIS, John L. e MEHTA, Nitin T. (2000), «Economic value to the customer», The McKinsey Quarterly, 2000, 4.

GOLUB, Harvey e HENRY, Jane (2000), «Market strategy and the price-value model», The McKinsey Quarterly, 2000, 4.

GOURVILLE, John e SOMAN, Dilip (2002), «Pricing and the psychology of consumption», Harvard Business Review, Set 2002.

GULATI, Ranjay e GARINO, Jason (2000), «Get the right mix of bricks & clicks», Harvard Business Review, Mai/Jun 2000.

HAMEL, Gary (1996), «Strategy as revolution», Harvard Business Review, Jul/Aug 1996.

HAMEL, Gary (2001), Leading the Revolution, Harvard Business School Press, Boston. .

HAMEL, Gary e PRAHALAD, C.K. (1989), «Strategic Intent», Harvard Business Review, Mai / Jun 1989.

HAMEL, Gary e PRAHALAD, C.K. (1994), Competing for the Future, Harvard Business School Press, Boston..

HAMEL, Gary, DOZ, I. e PRAHALAD, C.K. (1989), «Collaborate with your competitors – and win», Harvard Business Review, Mar / Abr 1989.

HAMMER, Michael (1990), «Reengineering work: don´t automate, obliterate», Harvard Business Review, Jul / Ago 1990.

HAMMER, M. e CHAMPY, J. (1993), Reengineering the Corporation: A Manifesto for Business Revolution, Nicholas Brealey Pub., Londres.

HILL, Sam e RIFKIN, Glenn (1999), Radical Marketing, Harper Business, Nova Iorque.

JURAN, J. M. (1988), Juran on Planning for Quality, Free Press, Nova Iorque.

JURAN, J. M. (1992), Juran on Quality by Design: The New Steps for Planning Quality into Goods and Services, Free Press, Nova Iorque.

KIERNAN, Matthew J. (1996), The Eleven Commandments of 21st Century Management, Prentice Hall, New Jersey.

KOTABE, Masaaki e HELSEN, Kristiaan (1998), Global Marketing Management, John Wiley & Sons, Nova Iorque.

KOTLER, Philip (2000), Administração de Marketing, 10.ª ed., Prentice Hall, S. Paulo (trad.).

KOTLER, Philip (2002), Marketing Administration, 11th ed., Prentice Hall, New Jersey.

LAMBIN, Jean-Jacques (2000), Marketing Estratégico, McGraw-Hill, Lisboa, (trad.).

LANNING, Michael J. / MICHAELS Edward G. (2000), «A business is a value delivery system», The McKinsey Quarterly, 2000, 4.

LAUTERBORN, Robert (1990), «New marketing litany: 4P’s passe; c-words take over», Advertising Age, Out 1990.

LEHU, Jean-Marc (2000), «Fidelização do cliente: a terceira via», Revista Portuguesa de Gestão, Primavera 2000.

LEVITT, Theodore (1960), «Marketing myopia», Harvard Business Review, Jul / Ago 1960.

LEVITT, Theodore (1963), «Creativity is not enough», Harvard Business Review, Ago 2002 (reed.).

LEVITT, Theodore (1983a), «The globalisation of markets», Harvard Business Review, Mai/Jun 1983.

LEVITT, Theodore (1983b), The Marketing Imagination, The Free Press, New York, reed. 1986.

MAUDE, D., RAGHUNATH, R., SAHAY, A. e SANDS, P. (2000), «Banking on the device», The McKinsey Quarterly, 3, 2000.

MAZUR, Laura e HOGG, Annik (1993), The Marketing Challenge, Addison-Wesley, Cambridge.

MEIDAN, Arthur (1984), Bank Marketing Management, Macmillan, Londres, reimp. 1988.

OHMAE, Kenichi (1989), «Managing in a borderless world», Harvard Business Review, Mai/Jun 1989. OHMAE, Kenichi (2000), «Getting back to strategy», The McKinsey Quarterly, 2000, 4 (reed.).

PEPPERS, Don e ROGERS, Martha (1993), The One to One Future: Building Relationships One Customer at a Time, Currency Doubleday, Nova Iorque.

PEPPERS, Don e ROGERS, Martha (1997), Enterprise One to One, Currency Doubleday, Nova Iorque.

PETER, J. Paul e OLSON, Jerry C. (1996), Consumer Behaviour and Marketing Strategy, 4th ed., Irwin, Illinois.

PETERS, Thomas J. e WATERMAN JR, Robert H. (1987), In Search of Excellence, D. Quixote, Lisboa, (trad.)

PINTO, Ricardo de Gouvêa (1996), «Fidélisation par une Offre à Valeur Ajoutée», comunicação de 24.09.1996, Actas da Conferência Échanges Marketing, European Financial and Marketing Association, Paris.

PINTO, Ricardo de Gouvêa (2000), «Plano de Marketing e Comunicação Eficaz», comunicação de 20.09.2000, Actas do Seminário Avaliação de Campanhas Publicitárias, Lisboa.

PINTO, Ricardo de Gouvêa (2001), «Supply Network Management e e-banking – a estratégia da banca será ainda bancária?», Working Paper não publicado, MEDE-ISCTE, Lisboa, Maio 2001.

PINTO, Ricardo de Gouvêa (2002a), «Visão CRM. Um Programa de Mudança», comunicação de 20.03.2002, Centro de Estudos Financeiros, Instituto Superior de Gestão Bancária, Lisboa.

PINTO, Ricardo de Gouvêa (2002b), «Twin-Wins: A Relação de Valor», comunicação de 21.03.2002, Actas da 3.ª Conferência Nacional de Marketing de Serviços, GIEM-ISCTE / Deloitte Consulting, Lisboa.

PIRES, Aníbal (1991), Marketing – Conceitos, Técnicas e Problemas de Gestão, Verbo, Lisboa.

PORTER, Michael (1990), The Competitive Advantage of Nations, Free Press, New York, (reimp. 1992).

PORTER, Michael (2001), «Strategy and the Internet», Harvard Business Review, Mar, 2001.

PRAHALAD, C.K. e RAMASWAMY, Venkatram (2000), «Co-opting customer competence», Harvard Business Review, Jan/Fev, 2000.

REICHHELD, Frederik (1996), The Loyalty Effect: The Hidden Source Behind Growth, Profits and Lasting Value, Harvard Business School Books, Boston.

RIFKIN, Jeremy (2001), A Era do Acesso. A Revolução da Nova Economia, Ed. Presença, Lisboa (trad.).

RIGBY, Darrel K., REICHHELD, Frederick F. e SCHEFTER, Phil (2002), «Avoid the four perils of CRM, Harvard Business Review, Fev. 2002.

SAWHNEY, Mohanbir e PARIKH, Deval (2001), «Where value lives in a networked world», Harvard Business Review, Jan 2001.

SENGE, Peter (1990), The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization, Century Business, Londres.

SHETH, Jagdish N., BANWARI, Mittal e NEWMAN, Bruce I.(1999), Customer Behaviour – Consumer Behaviour and Beyond, The Dreyden Press, Orlando.

SIEBEL, Thomas M. (2002), Princípios de eBusiness, Maxima, Paris (trad.).

SKRZYNSKI, P. e WILIAMSON, P. (2000), «Inovation as a Revolution», Singapore First Economic Journal, Abr. 2000.

STONE, M., WOODCOCK, Neil e MACHTYNGER, L. (2000), Customer Relationship Marketing – Get to Know Your Customers and Win Their Loyalty, 2th ed. Kogan Page, Londres.

THOMKE, Stefan e Von HIPPEL, Eric (2000), «Customers as innovators – a new way to create value», Harvard Business Review, Abr. 2002.

VARIAN, Hal R. (2000), «Market Structure in the Network Age», in BRYNJOLFSSON, Erik, et al., Understanding the Digital Economy: Data, Tools and Research, The MIT Press, Cambridge (MA).

VERHOEF, Peter e LANGERAK, Fred (2002), «11 Preconceitos sobre a gestão das relações com o cliente», Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 1, n.º 3, Out/Dez. 2002.

WEBSTER JR., Frederick E. (1994a), «Defining the new marketing concept», Marketing Management, 2, n.º 4, 1994.

WEBSTER JR., Frederick E. (1994b), «Executing the new marketing concept», Marketing Management, 3, n.º 1, 1994.

WHITELEY, Richard e HESSAN, Diane (1996), Customer Centered Growth, Addison-Wesley, Reading (MA).

WIERSEMA, Fred (1996), Customer Intimacy: Pick Your Partners, Shape Your Culture, Win Together, Knowledge Exchange, Nova Iorque.

WIERSEMA, Fred (2001), The New Market Leaders: Who´s Winning and How in the Battle for Customers, Free Press, Nova Iorque.

 

Ricardo de Gouvêa Pinto

gouvea.pinto@netcabo.pt

Licenciado e Mestre em Direito e Mestre em Estratégia e Desenvolvimento Empresarial; quadro da Caixa Geral de Depósitos, desempenhou diversas funções como responsável no âmbito da estratégia e do marketing estratégico no Grupo CGD; desde 1987, é docente universitário em diversas Universidades públicas e privadas.

Graduate (Lic) and MPhil in Law, and MSc in Strategy and Business Administration; he works in Caixa Geral de Depósitos, where he has held several positions as head of strategy and of marketing strategy; since 1987 he has been lecturer, assistant professor and invited professor in several portuguese Universities.

* A primeira parte deste artigo foi publicada no n.º 2/2007 desta revista.