SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2A rua, o mercado, a comida e as festas: uma etnografia de interdições sociais e alimentares entre pentecostais brasileirosDuplicities of dualism: on the flexibilization of education services in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Etnográfica

Print version ISSN 0873-6561

Etnográfica vol.15 no.2 Lisboa June 2011

 

Performances culturais: expressões de identidade nas festas da fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai

 

Luciana Hartmann*

* Departamento de Artes Cênicas, Universidade de Brasília (UnB), Brazil; luhartm@yahoo.com.br.

 

RESUMO

As festas ocupam um importante papel na criação e no fortalecimento dos laços que unem parte da população da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai, no caso, aquela que se identifica com a cultura gaúcha ou gaucha. Para melhor compreender o que a festa expressa da sociedade, investigo como ela o expressa – sua performance. Neste artigo abordo duas festas, um desfile do Dia do Gaúcho e as criollas, considerando-as como performances culturais que representam, através de múltiplas linguagens, o imaginário que a população tem a respeito de si própria. A proposta deste artigo é, portanto, analisar, a partir de uma pequena etnografia de cada evento, de que forma as festas expressam estas “identidades de fronteira”.

Palavras-chave: festa, performance cultural, fronteira, gaúcho, identidade.

 

Cultural performances: forms of identity expression in festivities at the frontier between Brazil, Argentina and Uruguay

ABSTRACT

Festivities play a relevant role in building and bracing bonds between people living at the frontier region between Argentina, Brazil and Uruguay, the area relating to the gaúcho or gaucho culture. In order to better understand the meaning of festivities in this society, I investigate how they express it – their own performance. This paper focuses on two kinds of festivities: the Gaúcho Day parade and the criollas. Both can be seen as cultural performances representing, through multiple idioms, the self-image of the local population. Based on a brief ethnography of these happenings, my intention is to analyze in which way these festivities express such “frontier identities”.

Keywords: feast, cultural performance, frontier, gaucho, identity.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Bibliografia

ABELLA, Gonzalo, 2004, El Cielo de la Gaucheria: Hombres Gauchos, Mujeres Gauchas. Montevideu, Betum San Ediciones.

AMARAL, Rita de Cássia, 1998, “A alternativa da festa à brasileira”, Sexta-Feira: Antropologia Artes e Humanidades, 2 (2): 108-115.        [ Links ]

—, 2000a, “As mediações culturais da festa ‘à brasileira’ ”, Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 40 (1-2): 107-130, disponível em <http://www.n-a-u.org/Amaral-mediacoes.html>.

—, 2000b, “Sentidos da festa à brasileira”, disponível em <http://www.naya.org.ar/congreso2000/ponencias/Rita_Amaral.htm>.

BASTIDE, Roger, 1980, “O pampa e o cavalo”, em Roger Bastide, Brasil: Terra de Contrastes. São Paulo/Rio de Janeiro, Difel, 168-182, trad. Maria Isaura Pereira de Queiroz, 10.ª ed.

BRIGGS, Charles, 1996, “Introduction”, em Charles Briggs (org.), Disorderly Discourse: Narrative, Conflict and Inequality. Nova Iorque e Oxford, Oxford University Press, 3-40.

DAMATTA, Roberto, 1980a, Carnavais, Malandros e Heróis. Rio de Janeiro, Zahar.

—, 1980b, “Carnavais, paradas e procissões”, em Carnavais, Malandros e Heróis. Rio de Janeiro, Zahar, 35-65.

DUVIGNAUD, Jean, 1983, Festas e Civilizações. Fortazela, Ed. UFC/Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, trad. L. F. Raposo Fontenelle.

FLORES, Moacyr, 1997, História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Nova Dimensão, 6.ª ed.

GODINHO, Paula, 2000, “Celebração como mecanismo de reiteração de uma cultura resistente: o caso do Couço (1958-1962)”, Etnográfica, IV (1): 129-152.

GRIMSON, Alejandro, 2000, “Introducción: ¿Fronteras políticas versus fronteiras culturales?”, em Alejandro Grimson (org.), Fronteras, Naciones e Identidades: La Periferia como Centro. Buenos Aires, Ciccus/La Crujía, 3-39.

GUSS, David, 2000, The Festive State: Race, Ethnicity, and Nationalism as Cultural Performance. Berkeley e Los Angeles, University of California Press.

HARTMANN, Luciana, 2004, “Aqui nessa fronteira onde tu vê beira de linha tu vai ver cuento”: tradições orais na fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Florianópolis, PPGAS/UFSC, tese de doutorado em Antropologia Social.

—, 2006, “Narrativas orais: uma porta de entrada para a cultura da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai”, em Ligia Chiappini e Maria Helena Martins (orgs.), Cone Sul: Fluxos, Representações e Percepções. São Paulo, Hucitec, 167-190.

—, 2009, “A memória na pele: performances narrativas de contadores de ‘causos’ ”, Ilha: Revista de Antropologia, 9 (2): 215-245.

JAKOBSON, Roman, 1974, “Linguística e poética”, em Linguística e Comunicação. São Paulo, Cultrix, 118-132, trad. Izidoro Bilkstein e José Paulo Paes.

JARDIM, Denise Fagundes, 2001, Palestinos no Extremo Sul do Brasil: Identidade Étnica e os Mecanismos Sociais de Produção da Etnicidade. PPGAS/Museu Nacional, tese de doutorado em Antropologia Social.

LANGDON, Esther Jean, 1999, “A fixação da narrativa: do mito para a poética da literatura oral”, Horizontes Antropológicos, 12: 13-36.

LEAL, Ondina Fachel, 1989, Gauchos: Male Culture and Identity in the Pampas. Berkeley, University of California, tese de doutorado.

—, 1992a, “Honra, morte e masculinidade na cultura gaúcha”, em Sergio Alvares Teixeira e Ari Pedro Oro (orgs.), Brasil & França: Ensaios de Antropologia Social. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 141-150.

—, 1992b, “O mito da salamandra do Jarau: a constituição do sujeito masculino na cultura gaúcha”, Cadernos de Antropologia, 7: 7-14.

LEENHARDT, Jacques, 2002, “Fronteiras, fronteiras culturais e globalização”, em M. H. Martins (org.), Fronteiras Culturais: Brasil, Uruguai, Argentina. Porto Alegre, Ateliê Editorial, 27-34.

MÜLLER, Karla Maria, 2002, “Práticas comunicacionais em espaços de fronteira: os casos do Brasil-Argentina e Brasil-Uruguai”, em Ligia Chiappini e Maria Helena Martins (orgs.), Cone Sul: Fluxos, Representações e Percepções. São Paulo, Hucitec, 219-232.

NORGET, Kristin, 1996, “Beauty and the feast: aesthetics and the performance of meaning in the Day of the Dead, Oaxaca, Mexico”, Journal of Latin American Lore, 19: 53-64.

NUNES, Zeno Cardoso, e Rui Cardoso NUNES, 2000, Dicionário de Regionalismo do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Martins Livreiro, 9.a ed.

OLIVEN, Ruben G., 1990, “‘O maior movimento de cultura popular do mundo ocidental’: o tradicionalismo gaúcho”, Cadernos de Antropologia, 1: 1-46.

—, 1991, “Em busca do tempo perdido: o Movimento Tradicionalista Gaúcho”, Revista Brasileira de Ciências Sociais, 15: 40-52.

OLIVEN, Ruben G., 1992a, A Parte e o Todo: A Diversidade Cultural no Brasil-Nação. Petrópolis, Vozes.

—, 1992b, “A polêmica identidade gaúcha”, Cadernos de Antropologia, 4: 3-56.

SAHLINS, Marshall, 1994, Ilhas de História. Rio de Janeiro, Zahar, trad. Barbara Sette.

SCHECHNER, Richard, 1988, Performance Theory. Nova Iorque e Londres, Routledge.

—, 1992, “Victor Turner’s last adventure”, em Victor Turner, The Anthropology of Performance. Nova Iorque, P. A. J. Publications, 7-20, 2.ª ed.

SCHIEFFELIN, Edward L., 1998, “Problematizing performance”, em Felicia Hughes-Freeland (org.), Ritual, Performance, Media. Londres e Nova Iorque, Routledge, 194-207.

SINGER, Milton, 1972, When a Great Tradition Modernizes. Chicago, University of Chicago Press.

STOLLER, Paul, 1989, The Taste of Ethnografic Things. Pensilvânia, University of Pennsylvania Press.

TURNER, Victor, 1981, “Social dramas and stories about them”, em W. J. T. Mitchell (org.), On Narrative. Chicago, University of Chicago Press, 141-168.

—, 1992, The Anthropology of Performance. Nova Iorque, P. A. J. Publications, 2.ª ed.

VEYNE, Paul, 1987, Indivíduo e Poder. Lisboa, Edições 70.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License