SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número5Análise genotípica de isolados de Mycobacterium tuberculosis de um hospital em Lisboa, Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Pneumologia

versão impressa ISSN 0873-2159

Rev Port Pneumol v.15 n.5 Lisboa out. 2009

 

Caros colegas

A Associação Latinoamericana de Tórax (ALAT) foi criada em meados da década de 90 com o principal objectivo de estreitar o relacionamento entre os profissionais da área da saúde da nossa região que trabalham com as doenças respiratórias. Naquela ocasião identificou-se a necessidade premente de uma sociedade que representasse os pneumologistas latinoamericanos frente às demais sociedades internacionais, como a ATS, o ACCP, a ERS e a APRS. E apenas conseguiríamos isto com a integração de todas as sociedades nacionais da América Latina sob a mesma bandeira.

A ALAT nasceu como uma sociedade científica internacional direccionada para as doenças do aparelho respiratório. Está comprometida com a prevenção e o tratamento das doenças respiratórias através da pesquisa, educação, cuidados com os nossos enfermos e sua defesa. É seu compromisso também integrar-se e interagir com as demais organizações nacionais e internacionais que tenham os mesmos propósitos, qual seja o de unir esforços com a finalidade principal de diminuir a morbidade e a mortalidade secundárias às enfermidades respiratórias em pessoas de todas as idades. Assim, a ALAT tem um forte compromisso com a pesquisa, com a educação, com as políticas de saúde para a área que representa e com a defesa e os cuidados para com os enfermos respiratórios.

Actualmente, a ALAT é composta por 31 países e conta com aproximadamente 6000 associados. Sem nenhuma dúvida é um número expressivo, mas por se tratar de uma jovem associação ainda passa pelas dores do crescimento e pelas crises da adolescência. Mas estamos certos de que estamos no bom caminho.

Os seus congressos vêm-se realizando a cada dois anos, desde 1998, e já foram realizados em São Paulo, Brasil; Cartagena de las Índias, Colômbia; Punta del Este, Uruguai; Buenos Aires, Argentina; Cancún, México; e Brasília, Brasil. Cada uma destas versões com um número cada vez maior de participantes. E é com muita satisfação e salutar expectativa que estamos organizando o Congresso ALAT – 2010, desta vez em Lima, Peru.

Cumprindo um dos seus objectivos, que é congregar os pneumologistas latinos, a ALAT buscou e construiu uma acertada, forte e produtiva interacção com a Sociedad Española de Neumología y Cirugía Torácica (SEPAR). Esta aproximação resultou num convénio mútuo de cooperação, que cada vez mais se estende e se fortalece. Por este convénio a ALAT e a SEPAR mantêm–se próximas com reuniões das suas diretorias e dos seus congressos; participam activamente os Archivos de Bronconeumología, que é a revista oficial da SEPAR, e também da ALAT, inclusive com membros entre os seus redactores, corpo de revisores e conselho editorial; outorgam bolsas de estudo até três meses de duração, dando a oportunidade a pneumologistas latinoamericanos de treinarem em serviços especializados em Espanha, e vice-versa; e realizam actividades científicas conjuntas nos congressos da SEPAR e da ALAT, com a participação dos seus presidentes e com temário científico definido e dividido pelas duas associações. No último congresso SEPAR, realizado em Santander, no início de Junho, tivemos a honra e a satisfação de termos connosco, num mesmo simpósio, o Prof. António Segorbe Luís, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. E, assim, imagino que a equipa se completou. Agregaram-se a nós os latinos que faltavam, e complementamos as relações – latinos e espanhóis, brasileiros e portugueses – no reencontro histórico destes seculares povos. Resta agora a formalização desta nova união, e que sem nenhuma dúvida seria muita bem-vinda se a conseguíssemos oficializar durante o Congresso Português de Pneumologia, em Novembro próximo.

 

Um abraço

Mauro Zamboni

Presidente da ALAT 2008-2010