SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Carreiras em transformação e seus paradoxais reflexos nos indivíduos: Metáforas de carreira e de competências índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comportamento Organizacional e Gestão

versão impressa ISSN 0872-9662

Comport. Organ. Gest. v.12 n.2 Lisboa  2006

 

Aprendizagem ao Longo da Vida: Um conceito utópico?

Reginaldo Manuel Sitoe

Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa

 

Resumo. A visão da evolução das sociedades europeias, apresentada pelo Livro Branco da União Europeia “Aprender e ensinar: rumo à sociedade cognitiva”, dá especial primazia às aprendizagens, ao acesso à aquisição de competências e ao conhecimento, enquanto factores determinantes de uma adaptação do conjunto europeu à globalização das economias, às mudanças tecnológicas e sociais. Esta visão resulta de uma determinada orientação política: a Aprendizagem ao Longo da Vida. No entanto, esta ideia está longe de ser nova, o presente artigo pretende analisar a evolução deste conceito nas suas diversas configurações principais, em particular a sua realidade na actual prática educativa e empresarial.

Palavras-chave: Aprendizagem ao longo da vida, formação, educação, emprego, conhecimento.

 

Abstract. The White Book of the European Union “Learn and teach: course to a cognitive society”, focus mainly the evolution of the European societies and gives a special emphasis to different processes as learning, acquisition of abilities and knowledge, as important factors of adaptation to the globalization of the European economies and to technological and social changes. This vision is a result of a certain political orientation: The Long Life Learning. However this idea is not new, in this work we pretend to analyse the evolution of this concept in different perspectives, especially in the educational and business actual realities.

Key words: Long life learning, training, education, employment, knowledge.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

Comissão Europeia (2000). Memorando sobre aprendizagem ao longo da vida. Bruxelas. Disponível em: www.eu.int/comm/education/III/life/memo.pdf. (10 Fev. 2006).         [ Links ]

Comissão Europeia (1996). Livro Branco: “Ensinar e aprender. Rumo à sociedade cognitiva”. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias.

Conselho da Europa (1970). Permanent Education. Estrasburgo: EU.

Faure, E. (1972). Learning to Be. Paris-Londres: UNESCO-Harrap.

Gomes, J. F. (2006). O casamento do milénio: O diálogo Universidade-Empresa. In J. F. Gomes, M. P. Cunha, & A. Rego (Orgs.), Comportamento Organizacional e Gestão: 21 Temas e Debates para o Século XXI (pp. 179-195). Lisboa: Editora RH.

Goodman, P. (1972). Compulsory Miseducation. Londres: Penguin.

Husén, T. (1974). The learning society. Londres: Methuen & Co. Ltd.

Kallen, D. (1996). Aprendizagem ao longo da vida em retrospectiva. Revista Europeia de Formação Profissional, 8/9, 16-22.

Kallen, D. (1980). University and lifelong education: a crisis of communication. European Journal of Education, 15 (1), 61-69.

Kallen, D., & Bengtsson, J. (1973). Recurrent Education: A strategy for lifelong learning. Paris: OCDE.

Lengrand, P. (1970). An introduction to Lifelong Education. Paris: UNESCO.Neves, A. (Org.) (2005). Estudo de avaliação das políticas de aprendizagem ao longo da vida. Lisboa: DGEEP.

Papadopoulos, G. (1994). Education 1960-1970. The OCDE perspective. Paris: OCDE.

Valente, J. (2005). Aprendizagem continuada ao longo da vida: o exemplo da terceira idade. Disponível em: www.redadultosmayores.com.ar/buscador/files/DESAR005.pdf (10 Fev. 2006)