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Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Rev. Port. de Educação vol.36 no.2 Braga Dec. 2023  Epub July 28, 2023

https://doi.org/10.21814/rpe.27222 

Recensão

Recensão da obra “The Education Systems of the Americas”

Nelson Adriano Ferreira de Vasconcelosi 
http://orcid.org/0000-0003-3925-7279

i Grupo de Pesquisa em Políticas Federais de Educação - UCB/CNPq, Universidade Católica de Brasília, Brasil.


Jornitz, S., & Amaral, M. P. (Eds.). (2021). The education systems of the Americas. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-93443-3

A obra The Education Systems of the Americas, organizada por Sieglinde Jornitz e Marcelo Parreira do Amaral e editado pela Springer, compõe a série Global Education Systems, que procura apresentar criticamente os sistemas de educação ao redor do mundo, abordando aspectos históricos, contextos socioculturais e organização dos sistemas de educação dos diferentes países. Além desse título, a série traz livros sobre os sistemas de educação da Ásia Meridional, África e Europa.

A obra contou com a participação de dezenas de autores, que escreveram capítulos organizados por dois educadores e pesquisadores. O objetivo foi reunir esforços para congregar diferentes visões e abordagens em torno do tema, dando oportunidade ao campo de pesquisa das políticas públicas e trazendo à tona um vasto material que, em seu conjunto, torna-se rico para consulta, estudo e pesquisa.

Sieglinde Jornitz é pesquisadora sênior no Instituto Leibniz para Pesquisa e Informação em Educação em Frankfurt/Main (DIPF), Alemanha, e professora da Universidade Goethe em Frankfurt/Main na área de Formação de Professores. Dedica-se a projetos sobre Desenvolvimento em Educação e Ciência da Informação nacionais, europeus e internacionais, com especial interesse em Teoria da Educação, assim como em Educação Escolar e Políticas de Educação Europeias. Organiza eventos para congregar parceiros alemães e estrangeiros no campo da Educação.

Marcelo Parreira do Amaral é professor do Instituto de Educação da Universidade de Muenster, Alemanha. Leciona e pesquisa na área de Educação Comparada e Internacional, Políticas de Educação, Aprendizagem ao Longo da Vida e Instituições de Educação. É membro da Rede de Especialistas em Aspectos Sociais da Educação (NESET II), fundada pela Comissão Europeia.

A proposta da obra acompanha a crescente demanda acadêmica pelo tema dos sistemas de educação nos países, sua organização e sua especificidade, especialmente como objeto de estudo de pesquisas e debates acerca de sua relação com a efetividade das políticas públicas de educação.

Esse título da série Global Education Systems está organizado em 44 capítulos, que cobrem os sistemas de educação de: Brasil, Departamentos Franceses Ultramarinos, Estados Unidos, Canadá, Nicarágua, Chile, Barbados, Equador, Jamaica, Argentina, Bermudas, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Granada, Guiana, Haiti, México, Montserrat, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Bahamas, Ilhas Cayman, República Dominicana, Trinidade e Tobago, Uruguai, Venezuela, Suriname, Bolívia e Guatemala.

Os referidos capítulos, escritos por 68 pesquisadores do campo da Educação e das Políticas Públicas em seus países, representaram as principais instituições e centros de pesquisa das Américas, contando ainda com a participação de autores de instituições da Europa.

Tais trabalhos foram estruturados em três partes, abordando, respectivamente, a história, o contexto sociocultural e a organização do sistema de educação. Tematizaram-se ainda os princípios institucionais e organizacionais, a estrutura da educação e a oferta de recursos humanos, como professores e outros educadores, em todos os níveis da educação.

Além dessa discussão, o conjunto da obra procura também abordar a questão das desigualdades sociais, a problemática das tecnologias de educação, a relação entre ciência e tecnologia no contexto do desenvolvimento dos sistemas de educação, considerando o movimento entre recuos e avanços históricos.

Ao longo dos capítulos, o livro promove o diálogo entre aspectos organizacionais e pedagógicos dos sistemas de educação, a equidade, os desafios para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Uma das contribuições deste trabalho acadêmico de longo fôlego é tratar de questões conceituais acerca da implementação e organização de sistemas de educação no mundo. Aborda ainda metodologias e propostas inovadoras de ensino, o desenvolvimento do processo educativo em ambientes formais e os desdobramentos de sua organicidade, que acabam por delinear o ensino e a instituição escolar como uma das mais importantes para a organização do Estado moderno, constituída em forma de sistemas nacionais de educação.

Destaca-se, no segundo capítulo da obra, de caráter contextualizador, a questão das mudanças e orientações nacionais entre os sistemas de educação na perspectiva global e a ideia de que os sistemas educacionais em cada país são moldados pela história daquela determinada nação, com destaque para a importância que tal relação adquire na construção dos sistemas. Tomando como exemplo a França e o Canadá, países cujos sistemas, segundo os autores, têm concepções opostas, o trabalho aponta como essas nações podem explicitar as diferenças entre si, a respeito de suas identidades nacionais, à luz do processo de globalização e de construção da cidadania.

No terceiro capítulo, discutem-se dois conjuntos de desenvolvimentos que impactam os sistemas nacionais de educação na era pós-nacional. Os autores resgatam a ideia de desenvolvimento de um sistema nacional de educação como um esforço nacional, intermediado por deslocamentos territoriais relacionados às questões mais gerais cunhadas pela globalização e pela internacionalização e por processos da era digital. Abordam-se ainda os arranjos governamentais advindos dessa etapa de desenvolvimento global e suas relações com o mercado e o funcionamento da educação nacional. Propõe-se uma reflexão acerca do significado da educação de caráter nacional na contemporaneidade, à luz da conjuntura internacional na qual os sistemas de educação estão inseridos.

Os demais capítulos da obra, em sequência, tratam dos sistemas de educação em vários países, oportunizando maior compreensão de seu funcionamento e desenvolvimento histórico, de forma conjuntural. Os sistemas de educação dos países são tratados em seus contextos, considerando especificidades locais, questões culturais, linguísticas, históricas, que se configuram como elementos essenciais que delineiam as infraestruturas educativas da era republicana.

Trata-se de obra de grande importância para pesquisadores, professores, estudantes e formação de profissionais da Educação, já que oferece riquíssimos subsídios, indicadores e informações atuais sobre a organização e funcionamento da Educação em vários países das Américas do Norte, Central, do Sul e Caribe. Traz rico detalhamento, grande volume de informações estruturantes, elementos históricos e entrelaçamento de temas correlatos que podem subsidiar novos estudos e pesquisas, bem como o intercâmbio entre educadores e interessados no tema da organização educacional.

O livro é ainda de especial interesse para estudiosos da educação comparada, enfatizando características comuns e distanciamentos entre as políticas e organizações adotadas por diferentes países. O conjunto da obra oferece, em uma perspectiva global e histórica, as tendências atuais e um panorama da educação de muitas nações, sendo de relevância e de interesse também para estudiosos e pesquisadores de outros campos das Ciências Sociais.

Referências

Jornitz, S., & Amaral, M. P. (Eds.). (2021). The education systems of the Americas. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-93443-3Links ]

Recebido: 19 de Maio de 2022; Aceito: 18 de Abril de 2023; Publicado: 28 de Julho de 2023

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Nelson Adriano Ferreira de Vasconcelos SCLN 316, Bloco A, Lj 7. Brasília, DF, Brasil. CEP 70775-980. vasconcelos.naf@gmail.com

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