SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Toward a new professional culture: approaching complexity in initial primary school teachers trainingLearning styles and hypermidia resources applied to a transportation planning course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação vol.19 no.2 Braga  2006

 

Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento crítico. Um programa de formação de professores

Sandra Isabel Rodrigues Magalhães1

Celina Tenreiro-Vieira2

1E.B.1 de Rãs, Romãs, Sátão, Portugal

2Universidade de Aveiro, Portugal

 

 

Resumo

A concretização de práticas pedagógico-didácticas que favoreçam a formação de indivíduos cientificamente literados obriga a uma intervenção a nível da formação de professores. Nesta óptica, desenvolveu-se, implementou-se e avaliou-se um programa de formação de professores de Ciências com uma orientação Ciência — Tecnologia — Sociedade/Pensamento Crítico [CTS/PC]. A análise dos dados recolhidos, com base em questionários e entrevistas, evidenciou que o programa de formação contribuiu para que os professores (re)construíssem concepções acerca de Ciência numa perspectiva de interrelação com a Tecnologia e com a Sociedade; (re)construíssem conhecimentos sobre a orientação CTS e o PC e revelassem predisposição para implementar práticas pedagógico-didácticas CTS/PC.

Palavras-chave

Orientação CTS; Pensamento crítico; Programa de formação

 

In-service program focused on science — technology — society education along with critical thinking in science education

Abstract

The development of classroom practices focused on scientific literacy as an important outcome of schooling forces the re-thinking of science teacher’s formation. In this sense, this paper reports a study which involved the conception, development, implement and evaluation of an in-service program (IP) focused on the Science — Technology — Society (STS) education along with critical thinking (CT) [STS/CT]. From the obtained results it was concluded that the in-service program contributed for the teachers to (re)construct conceptions about Science, Technology and Society, to (re)construct knowledge related to the STS orientation and critical thinking and to promote their pre-disposition to implement STS/CT didactic and pedagogic practices.

Keywords

CTS education; Critical thinking; In-service program

 

Programme de formation continue des enseignants centré en l'education en sciences ayant une orientation sts visant la pensée critique

Résumé

La concrétisation de pratiques d’enseignment qui vise à promouvoir la culture scientifique chez les apprenants oblige à une intervention au niveau de la formation des enseignants. Selon cette perspective, il fut développé, mis en application et évalué un programme de formation, centré en l’éducation en sciences avec une orientation Science — Technologie — Société/Pensée Critique [STS/PC]. Les résultats obtenus suggèrent qui le programme de formation à contribué de sorte que les enseignants puissent (re)construire des conceptions au sujet de la Science en vue d’une interrelation avec la Technologie et la Société, qu’ils puissent (re)construire des connaissances sur l’orientation STS et la PC et puissent révéler une prédisposition pour développer des pratiques STS/ PC.

Mots-clé

Éducation CTS; Pensée critique; Programme de formation

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

ACEVEDO-DÍAZ, José A. (2001a). Educación tecnológica desde una perspectiva CTS. Una breve revisión del tema. Sala de Lecturas CTS+I de la OEI. [www.campus-oei.org/salactsi/acevedo5.htm].        [ Links ]

ACEVEDO-DÍAZ, José A. (2001b). Los futuros profesores de enseñanza secundaria ante la sociología y la epistemología de las ciencias. Un enfoque CTS. Sala de Lecturas CTS+I de la OEI. [www.campus-oei.org/salactsi/acevedo8.htm].

ACEVEDO-DÍAZ, José A. (2001c). La formación del profesorado de enseñanza secundaria para la educación CTS. Una questión problemática. Sala de Lecturas CTS+I de la OEI. [www.campus-oei.org/salactsi/acevedo9.htm].

ACEVEDO-DÍAZ, José A. & ACEVEDO-ROMERO, Pilar (2002). Creencias sobre la naturaleza de la ciencia. Un estudo con titulados universitários en formación inicial para ser profesores de Educación Secundaria. Revista Iberoamericana de Educación. [www.campus-oei/revista/deloslectores/244acevedo.pdf].

ACEVEDO-DIÁZ, José A.; VÁSQUEZ-ALONSO, Angel & MANASSERO-MAS, María A. (2002). El movimiento Ciencia-Tecnología-Sociedad y la enseñanza de las ciencias. Sala de lecturas CTS+I de la OEI. [www.campus-oei.org/salactsi/acevedo13.htm].

ACEVEDO-DÍAZ, José A.; VÁSQUEZ-ALONSO, Ángel; MANASSERO-MAS, María A. & ACEVEDO-ROMERO, Pilar (2002). Persistência de las actitudes y creencias CTS en la profesión docente. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol 1, nº 1. [http://www.saum.uvigo.es/reec].

ACEVEDO-DÍAZ, José A. & VÁSQUEZ-ALONSO, Ángel (2003). Las relaciones entre ciencia y tecnología en la enseñanza de las ciencias. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol 2, nº 3. [http://www.saum.uvigo.es/reec].

AIKENHEAD, Glen S. (1998). STS science in Canada: From policy to student evaluation. [www.usask.ca/education/people/aikenhead/stsincan.htm]. Capítulo a incluir em D. Kumar & D. Chubin (eds.), Science, Technology & Society Education: A Resource Book on Research and Practice. New York: Kluwer Academic Press.

AIKENHEAD, Glen S. & RYAN, Alan G. (1992). The development of a new instrument: Views on Science-Technology-Society (VOSTS). Science Education, vol 76, nº 2, pp. 447-491.

CACHAPUZ, António; PRAIA, João & JORGE, Manuela (2000). Reflexão em torno de perspectivas de ensino das ciências: contributos para uma nova Orientação Curricular – Ensino por Pesquisa. Revista de Educação, vol 9, nº 1, pp. 69-78.

CACHAPUZ, António; PRAIA, João; PAIXÃO, Fátima & MARTINS, Isabel (2000). Uma visão sobre o ensino das Ciências no pós-mudança conceptual: Contributos para a formação de professores. Inovação, vol 13, nº 2-3, pp. 117-137.

CACHAPUZ, António; PRAIA, João & JORGE, Manuela (2002). Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Lisboa: Ministério da Educação.

CANAVARRO, José M. (2000). O que se Pensa sobre a Ciência. Coimbra: Quarteto Editora.

CID, Marília C. (1995). A Ciência – Tecnologia – Sociedade na formação de Professores e efeitos na aprendizagem dos alunos. Dissertação de mestrado (não publicada), Universidade de Lisboa.

ENNIS, Robert H. (1987). A taxonomy of critical thinking dispositions and abilities. In J. B. Baron & R. J. Sternberg (eds.), Teaching Thinking Skills: Theory and Practice. New York: W. H. Freeman and Company.

GIL-PÉREZ, Daniel; FERNÁNDEZ MONTORO, Isabel; CARRASCOSA ALÍS, Jaime; CACHAPUZ, António & PRAIA, João (2001). Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, vol 7, nº 2, pp.125-153.

GUTIÉRREZ JULIÁN, María S.; GÓMEZ CRESPO, Miguel A. & MARTÍN-DÍAZ, Maria J. (2001). Es cultura la ciencia?. In P. Membiela (ed.), Enseñanza de las Ciências desde la Perspectiva Ciência – Tecnologia – Sociedad – Formación Científica para la Ciudadanía. Madrid: Narcea, S. A. de Ediciones, pp. 17-31.

HARLEN, Wynne (1992). The Teaching of Science. London: David Fulton Publischers.

LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO DE 14 DE OUTUBRO DE 1986 – Lei nº 46. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

LOPES, Célia M. da C. (1997). Investigação em didáctica e ensino das Ciências: percepções dos professores de física e química. Dissertação de mestrado (não publicada), Universidade de Aveiro.

LÓPEZ CEREZO, José A. (1998). Ciência, Tecnologia y Sociedad: el estado de la cuestión en Europa y Estados Unidos. Revista Iberoamericana de Educación, nº 18, pp. 41-68. [http://www.campus-oei.org/oeivirt/rie18a02.htm].

LÓPEZ CEREZO, José A. (1999). Los estudios de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Revista Iberoamericana de Educación, nº 20. [http://www.campus-oei.org/revista/rie20f.htm].

MARTINS, Isabel P. (2002a). Problemas e perspectivas sobre a integração CTS no sistema educativo português. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol 1, nº 1. [http://www.saum.uvigo.es/reec].

MARTINS, Isabel P. (2002b). Educação e Educação em Ciências. Aveiro: Universidade de Aveiro.

MARTINS, Isabel P. (2003). Formação inicial de Professores de Física e Química sobre a Tecnologia e suas relações Sócio-Científicas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol 2, nº 3. [http://www.saum.uvigo.es/reec].

MELLADO JIMÉNEZ, Vicente (1998). El estudio de aula en la formación continua del profesorado de Ciencias. Alambique. Didáctica de las Ciencias Experimentales, nº 15, pp. 39-46.

MEMBIELA, Pedro (1995). CTS en la enseñanza-aprendizaje de las Ciências Experimentales. Alambique. Didáctica de las Ciencias Experimentales, nº 3, pp. 7-11.

MEMBIELA, Pedro (1997). Una revisión del movimiento educativo ciencia – tecnologia– sociedad. Enseñanza de las Ciencias, vol 15, nº 1, pp. 51-57.

MEMBIELA, Pedro (2000). Los trabajos prácticos em la enseñanza de las ciências desde la perspectiva ciencia – tecnologia – sociedad. Trabalho Prático e Experimental na Educação em Ciências. Braga: Departamento de Metodologia de Educação, Instituto de Educação e Psicologia – Universidade do Minho, pp. 125-136.

MEMBIELA, Pedro (2001). Una revisión del mivimiento CTS en la enseñanza de las ciencias. In P. Membiela (ed.), Enseñanza de las Ciencias desde la Perspectiva Ciência – Tecnologia – Sociedad – Formación Científica para la Ciudadanía. Madrid: Narcea, S. A. de Ediciones, pp. 91-103.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA [ME-DEB] (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.

PAIXÃO, Fátima (1998). Da construção do conhecimento didáctico na formação de professores de Ciências. Conservação da massa nas reacções químicas: Estudo de índole epistemológica (Vol. I). Tese de doutoramento (não publicada), Universidade de Aveiro.

PIETTE, Jacques (1996). Éducation aux Médias et Fonction Critique. Paris: L' Harmattan.

PINHEIRO, Maria T. F. H. (1998). Concepções e práticas dos professores sobre o ensino contextualizado da química na escolaridade básica: Contributos para a formação contínua. Dissertação de mestrado (não publicada), Universidade de Aveiro.

PRAIA, João & CACHAPUZ, António (1994). Un análisis de las concepciones acerca de la naturaleza del conocimiento científico de los profesores portugueses de la enseñanza secundaria. Enseñanza de las Ciências, vol 12, nº 3, pp. 350-354.

PRAIA, João & CACHAPUZ, António (1998). Concepções epistemológicas dos professores portuguesas sobre o trabalho experimental. Revista Portuguesa de Educação, vol 11, nº 1, pp. 71-85.

PRIETO, Teresa; GONZÁLEZ, Francisco J. & ESPAÑA, Enrique. (2000). Las relaciones CTS en la enseñanza de las ciencias y formacion del profesorado. In I. P. Martins (org.), O movimento CTS na Península Ibérica. Aveiro: Universidade de Aveiro, pp. 161-169.

SANTOS, Maria Eduarda V. M. (1998). Respostas curriculares a mudanças no ethos da ciência – os manuais escolares como reflexo dessas mudanças. Tese de doutoramento (não publicada), Universidade de Lisboa.

SANTOS, Maria Eduarda V. M. (2001). A Cidadania na “Voz” dos Manuais Escolares. Lisboa: Livros Horizonte.

SANTOS, Maria Eduarda V. M. & VALENTE, Maria Odete (1997). O ensino da Ciência/Tecnologia/Sociedade no currículo, nos manuais e nos media. In Ensino das Ciências – Temas de Investigação 3. Lisboa: IIE.

SEQUEIRA, Manuel (1997). Metodologia do Ensino das Ciências no contexto Ciência–Tecnologia – Sociedade. Didácticas/Metodologias de Ensino. Departamento de Metodologias da Educação. Braga: Universidade do Minho, pp. 165-185.

SOLBES, Jordi & VILCHES, Amparo (2002). Visiones de los estudiantes de secundaria acerca de las interacciones Ciência, Tecnología y Sociedad. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol 1, nº 2. [http://www.saum.uvigo.es/reec].

SOLOMON, Joan (1995). El estudio de la Tecnologia en la educación. Alambique. Didáctica de las Ciencias Experimentales, nº 3, pp. 13-18.

STIEFEL, Berta M. (1995). La naturaleza de la Ciencia en los enfoques CTS. Alambique. Didáctica de las Ciencias Experimentales, nº 3, pp. 19-29.

TENREIRO-VIEIRA, Celina (1994). O pensamento crítico na educação científica: Proposta de uma metodologia para a elaboração de actividades curriculares. Dissertação de mestrado (não publicada), Universidade de Lisboa.

TENREIRO-VIEIRA, Celina (1999). A influência de programas de formação no pensamento crítico nas práticas de professores de ciências e no pensamento crítico dos alunos. Tese de doutoramento (não publicada), Universidade de Lisboa.

TENREIRO-VIEIRA, Celina (2000). O Pensamento Crítico na Educação Científica. Lisboa: Instituto Piaget, Divisão Editorial.

TENREIRO-VIEIRA, Celina (2001). O pensamento crítico no currículo enunciado de disciplinas de Ciências. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, vol 5, nº 1, pp. 103-117.

TENREIRO-VIEIRA, Celina (2004a). Formação em pensamento crítico de professores de ciências: Impacte nas práticas de sala de aula e no nível de pensamento crítico dos alunos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol 3, nº 3. [http://www.saum.uvigo.es/reec].

TENREIRO-VIEIRA, Celina (2004b). Produção e avaliação de actividades de aprendizagem de ciências para promover o pensamento crítico dos alunos. Revista Iberoamericana de Educación, vol 33, nº 6. [http://www.campus-oei.org/revista/deloslectores/708.PDF].

TENREIRO-VIEIRA, Celina & VIEIRA, Rui M. (2001). Promover o Pensamento Crítico dos Alunos – Propostas Concretas para a Sala de Aula. Porto: Porto Editora.

THOMAZ, M. F.; CRUZ, M. N.; MARTINS, I. P. & CACHAPUZ, A. F. (1996). Concepciones de futuros profesores del primer ciclo de primaria sobre la naturaleza de la ciência: contribuciones de la formación inicial. Enseñanza de las Ciências, vol 14, nº 3, pp. 315-322.

VIEIRA, Rui M. (2003). Formação continuada de professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico para uma educação em Ciências com orientação CTS/PC. Tese de doutoramento (não publicada), Universidade de Aveiro.

VIEIRA, Rui M. & MARTINS, Isabel P. (2004). Impacte de um programa de formação com orientação CTS/PC nas concepções e práticas dos professores. In I. P. Martins; F. Paixão & R. M. Vieira, Perspectivas Ciência – Tecnologia – Sociedade na Inovação da Educação em Ciências. Universidade de Aveiro, pp. 47-55.

VILCHES, Amparo (2002). La introdución de las interacciones ciencia, técnica e sociedad (CTS). Una propuesta necesaria en la enseñanza de las ciencias. In Las Ciencias en la Escuela – Teorías y Prácticas. Barcelona: Editorial Graó.

 

 

Recebido em Julho/2005

Aceite para publicação em Junho/2006

 

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Sandra Isabel Rodrigues Magalhães, Avenida Aquilino Ribeiro, Bloco 62, 2.º esquerdo, 3515-114 Abraveses, Viseu, Portugal.

Telef.: 232458495; Telem.: 918323392; e-mail: sandramag@sapo.pt