Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Rev. Port. de Educação v.19 n.2 Braga 2006
Sala de Aula dos lugares fixos aos entrelugares fluidos*
Maria Teresa Esteban
Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Brasil
Resumo
A sala de aula está marcada pela diferença, muitas vezes naturalizada e destituída de seu conteúdo ambíguo. Cria-se uma trama discursiva que desloca o foco da exclusão do diferente, mantido fora da escola ou enclausurado em espaços desvalorizados no cotidiano escolar, para a exclusão da diferença que entra na sala de aula com a democratização do acesso à escola. A transformação do discurso da escola sobre a diferença e a constante redefinição dos dispositivos pedagógicos trazem indícios da tensão homogeneidade/heterogeneidade, constitutiva do cotidiano da sala de aula. A realização de dinâmicas pedagógicas vinculadas à produção de resultados escolares favoráveis às crianças das classes populares demanda diálogo, o que exige o reconhecimento dessas crianças como produtoras de práticas, conhecimentos e sentidos; como sujeitos que também têm poder na configuração das relações pedagógicas, do processo aprendizagemensino e da dinâmica da sala de aula.
Palavras-chave
Cotidiano escolar; Diferença; Avaliação; Diálogo
Classroom from fixed places to fluid in-between
Abstract
The classroom is marked by the difference, many times naturalized and devoid of its ambiguous content. A discursive plot is created which deviates the focus of exclusion of the different ones, kept out of school or cloistered in devalued spaces in the school routine, to the exclusion of the different ones who join the classroom with the democratization of school access. The transformation of the school discourse about the difference and the constant redefinition of the pedagogical devices tip off of the tension between homogeneity/ heterogeneity which constitutes the classroom routine. The performance of pedagogic dynamics linked to favorable school results of working class children demands dialogue, which demands the recognition of these children as practice, knowledge and sense producers; as subjects who also have power in the shaping of educational relations, the learning/teaching process and the classroom dynamics.
Keywords
Classroom routine; Difference; Assessment; Dialogue
Salle de classe des places figées aux entre-places fluides
Résumé
La salle de classe est marquée par la différence, certaines fois rendue naturelle et destituée de son contenu ambigu. Une trame discursive se crie; trame qui déplace le foyer de lexclusion de celui qui est différent, maintenu hors lécole ou renfermé dans des espaces dévalorisés du quotidien scolaire, jusquà lexclusion de la différence pénétrant la salle de classe avec la démocratisation de laccès à lécole. La transformation du discours de lécole sur la différence et la fréquente redéfinition des dispositifs pédagogiques apportent des indices de la tension homogénéité/hétérogénéité, constitutive du quotidien de la salle de classe. La réalisation de dynamiques pédagogiques liées à la production de résultats scolaires favorables aux enfants des classes populaires demande le dialogue, ce qui exige la reconnaissance de ces enfants en tant que créateurs de pratiques, de connaissances et de sens; en tant que des individus ayant également du pouvoir lors de la configuration des rapports pédagogiques, du processus dapprentissage enseignement et de la dynamique de la salle de classe.
Mots-clé
Quotidien scolaire; Évaluation, Différence; Dialogue
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências
BHABHA, Homi (1998). O Local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG. [ Links ]
CERTEAU, Michel (1994). A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes.
FOUCAULT, Michel (1979). Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal.
MORIN, Edgar (1999). Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand.
PRIGOGINE, Ilya (1996). O Fim das Certezas. São Paulo: UNESP.
SKLIAR, Carlos (2003). Pedagogia (Improvável) da Diferença. E se o Outro não Estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A.
Recebido em Junho de 2006
Aceite para publicação em Setembro de 2006
*Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Maria Teresa Esteban, Praia de Icaraí, 75/503 Bloco A, CEP: 24.230-000, Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. e-mail: mtesteban@uol.com.br