SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A formação de educadores especializados em âmbito penitenciário, na perspectiva da pedagogia socialPara uma pedagogia situada e explícita da literacia escolar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.19 n.1 Braga  2006

 

A investigação em "meios de ensino" entre 1950 e 1980: expectativas e resultados

Clara Pereira Coutinho

Universidade do Minho, Portugal

 

Resumo

Nos anos 50 e 60 o processo de ensino-aprendizagem foi influenciado pelo pensamento behaviorista, teoria psicológica que entendia a aprendizagem como o refinar progressivo das respostas dos sujeitos a estímulos instrutivos externos. Na busca de uma teoria científica de instrução reconheceu-se aos então novos "meios" tecnológicos a função de estimulação adicional e motivação dos alunos, desenvolvendo-se um enorme volume de investigação empírica analisando o papel dos "meios de ensino" no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo serão apresentados os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram a pesquisa empírica desenvolvida no âmbito da Tecnologia Educativa (TE) no período compreendido entre as décadas de 50 e 80; discutidos e questionados serão também os resultados obtidos, bem como as limitações de mais de duas décadas de pesquisa empírica que marcaram decisivamente o rumo da investigação neste jovem domínio científico.

Palavras-chave

Tecnologia Educativa; Aprendizagem; Behaviorismo; Investigação

 

 

Research in instructional media between 1950 and 1980: expectations and evidence

Abstract

In the 50 and 60`s teaching and learning process has been influenced by behaviorism, a psychological theory that viewed learning as the progressive refinement of student answers do external instructional stimulus. On the search for a scientific theory of instruction it was then recognised that new media could function as additional sources of stimulation and motivation to student learning process; based on those premises developped then an important volume of empirical research on learning with media. In this paper will be presented and analysed the theorical and methodological referentials of research in the field of Educational Technology under the behaviorism. Evidences of three decades of research that influenced the years to come for this young scientific domain in the social sciences will also be discussed and questioned.

Keywords

Educational Technology; Learning Theories; Behaviorism; Educational Media; Media Research

 

 

La recherche en média educatifs entre 1950 et 1980: expectatives et résultats

Résumé

Le processus d`enseignement et d`apprentissage dans les années 50 et 60 a éte influencé par le condutisme, théorie d`instruction selon laquelle l` apprentissage est comprise comme le refinement progressif des réponses des sujets à des stimulus extérieurs. Dans la poursuite d`une théorie scientifique de l'instruction on a reconnu aux nouveaux média tecnologiques la function de stimulation et motivation additionales des sujets, ce qui a produit le development d`un corpus de recherche sistematisée sur le rôle des technologies dans le processus instructif. Dans cet article on analysera les fondaments théoriques et méthodologiques de la recherche sur les média educatifs et on problematisera les résultas obtenus en trois décades de recherche éducative.

Mots-clé

Téchnologie Educative; Theories d`apprentissage; Condutisme; Média éducatifs; Recherche en média

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

AREA, Manuel (1989). Los Medios, los Profesores y el Curriculo. Barcelona: Sendai.        [ Links ]

ASHBY, E. (1967). Machines, understanding, and learning: reflections on technology in Education, The Graduate Journal, 7 (2), pp. 359-373.

BARTOLOMÉ, Antonio & SANCHO, Juana (1994). Sobre el estado de la cuéstion de la Investigacion en Tecnologia Educativa. In J. P. Pons (org.), La Tecnologia Educativa en España. Sevilla: Publicaciones de la Universidad de Sevilla, pp. 31-57.

BERTRAND, Yves (1991). Teorias Contemporâneas da Educação. Lisboa: Instituto Piaget.

BLANCO, Elias & SILVA, Bento (1993). Tecnologia Educativa em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, 6 (3), pp. 37-55.

BURTON, John K; MOORE, David & MAGLIARO, Susan (1996). Behavorism and Instructional Technology. In D. Jonassen (ed.), Handbook of Research for Educational Communications and Technology. New York: Macmillan USA.

CABERO, Julio Almenara (1990). Lineas e Tendencias de Investigacion en Medios de Ensenanza. In El Centro Educativ Nuevas Perspectivas Organizativas. GID: Universidad de Sevilla. [online] disponível para download em tecnologiaedu.us.es/revitaslibros/4.htm a 12/03/00.

CASTAÑO, Carlos (1994). La investigacion en medios y materiales de ensenãnza. In J. Sancho (coord.), Para una Tecnologia Educativa. Barcelona: Horsori, pp. 269-295.

CLARK, Richard (1983). Reconsidering research on learning from media. Review of Educational Research, 53 (4), pp. 445-460.

CLARK, Richard (1984). Future trends in Media Research. Muestra Internacional del Video Educativo, Murcia, pp. 1-11.

CLARK, Richard E. & SUGRUE, Brenda M. (1991). Research on Instructional Media. In G. Anglin (ed.) Instructional Technology: Past, Present and Future. Englewood: Libraries Unlimited, pp. 327-343.

CLARK, Richard & SALOMON, Gavriel (1986). Media in Teaching. In M. C. Wittrock (ed.), Handbook of Research on Teaching. London: Collier, MacMillan Pub, pp. 464-478.

CLARK, Richard & SNOW, Richard (1975). Alternative Designs for Instructional Technology Research. ERIC/AVCR Annual Review Paper, AV Communication Review, 23 (4), pp. 373-395.

COOPER, Peter (1993). Paradigm Shifts in Designed Instruction: From Behavorism to Cognitivism to Constructivism. Educational Technology, 33 (5), pp. 12-20.

COUTINHO, Clara P. (2005). Percursos da Investigação em Tecnologia Educativa em Portugal: uma Abordagem Temática e Metodológica a Publicações Científicas (1985-2000). Série Monografias em Educação. Braga: CIED - IEP. Universidade do Minho.

COUTINHO, Clara P. & CHAVES, José H. (2001). Investigação em Tecnologia Educativa na Universidade do Minho: uma abordagem temática e metodológica às dissertações de mestrado concluídas nos cursos de mestrado em educação. In A. Estrela & J. Ferreira (org.), Tecnologias em Educação Estudos e Investigações, X Colóquio AFIRSE/AIPELF, pp. 289-302.

ELY, Donald P. & PLOMP, Tjeerd (1996). Classic Writings on Instructional Technology. Englewood, Colorad Libraries unlimited, Inc..

EMERSON, John & MOSTELLER, Frederick (1998). Interactive multimedia in College Teaching. Part I: A ten-year review of reviews. In R. Branch & M. A. Fitzgerald (ed.), Educational Media and Technology Yearbook, 1998. Englewood, CO: Libraries Unlimited, pp. 43-58.

ESCUDERO, José Manuel (1983). La investigácion sobre medios de ensenãnza: revision e perspectivas actuales, Ensenãnza, 1, pp. 87-119.

FLETCHER, J. Dexter (1990). Computer-based Instruction: costs and effectiveness. In A. P. Sage (ed.), Concise Encyclopedia of Information Processing in Systems and Organizations. Elmsford, NY: Pergamon Press.

FOSNOT, Catherine (1996). Construtivismo e Educação: Teoria, Perspectivas e Prática.Lisboa: Instituto Piaget.

GALLEGO, Maria Jesus (1997). Cuestiones y polémicas en la investigacion sobre médios de ensenanza. In La Tecnologia Educativa en accíon (2ª ed.) Granada: FORCE, Universidad de Granada. [online] disponível para download em http://www.doe.d5.ub.es/te/any97/gallego_force/ a 7/04/02.

GENTRY, Cass (1991). Educational Technology: A Question of Meaning. In G. Anglin (ed.), Instructional Technology: Past, Present and Future. Colorad Englewood Libraries, pp. 1-9.

HANNAFIN, Michael; HANNAFIN, Kathleen; HOOPER, Simon; RIEBER, Lloyd & KINI, Asit (1996). Research on and Research with Emerging Technologies. In D. Jonassen (ed.), Handbook of Research for Educational Communications and Technology. New York: Macmillan USA, pp. 378-402.

HIGGINS, Norman & SULLIVAN, Howard (1989). Perspectives on Educational Technology Research and Development. Educational Technology Research and Development, 37 (1), pp. 7-17.

JANUSZEWSKI, Alan; BERTRUS, Anthony; DYER, Dean; SCHNEIDER, E.; MANGIONE, Melissa & HEWITT, G. (1995). Understanding the Critics of Educational Technology. Proceedings of 17th Annual Convention of AECT, Anaheim, CA., pp. 239-245.

KRENDL, Kathy; WARE, William; REID, Kim & WARREN, Ron (1996). Learning by other name: communication research traditions in learning and media. In D. Jonassen (ed), Handbook of Research for Educational Communications and Technology. New York: Macmillan USA, pp. 93-111.

KOZMA, Robert (1991). Learning with media. Review of Educational Research, 61 (2), pp. 179-211

MARQUÈS, Pere G. (1999). La investigácion en Tecnologia Educativa. [online] disponível para download em http//dewey.uab.es/pmarques a 10/12/02.

MELTON, Reginald (1990). The Changing Face of Educational Technology. Educational Technology, 30 (9), pp. 26-31.

MODERNO, António (1992). A Comunicação Audiovisual no Processo Didáctico: no Ensino, na Formação Profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro.

PEREIRA, Duarte C. (1993). A Tecnologia e a mudança desejável do sistema educativo. Revista Portuguesa de Educação, 6 (3), pp. 19-36.

PONS, Juan Pablo (1994). Reflexionando sobre la Tecnologia Educativa. In J. P. Pons (org.), La Tecnologia Educativa en España. Sevilla: Publicaciones de la Universidad de Sevilla, pp. 19-28.

PONTE, João P. (1991). Computador como ferramenta: o que diz a investigação. In B. Campos (org.), Ciências da Educação em Portugal: Situação Actual e Perspectivas. Lisboa: Sociedade Portuguesa Ciências da Educação, pp. 417-427.

REEVES, Thomas (1995). Questioning the Questions of Instructional Technology Research. [online] disponível para download em http://www.hbg.psu.edu/bsed/ intro/docs/dean/,February,15,1995 a 20/10/99.

RIVILLA, António M. (1995). Investigacion em Tecnologia Educativa. In J. Rodriguez Diéguez & O. Barrio (org.), Tecnologia Educativa: Nuevas Tecnologias Aplicadas à la Educacion. Alcoy: Editorial Marfil, pp. 497-520.

ROWNTREE, Derek (1982). Educational Technology in Curriculum Development. London: Harper & Row Publishers.

SAETTLER, Paul (1990). The Evolution of American Educational Technology. Englewood: Libraries Unlimited.

SALOMON, Gabriel & CLARK, Richard (1977). Reexaminig the methodology of research on media and technology in education. Review of Educational Research, 47, pp. 99-120.

SANCHO, Juana (1997). La Tecnologia Educativa: conceptos, aportaciones y limites. In J. Prats & P. Graells (org.), Comunicación Educativa y Nuevas Tecnologias. Barcelona: editorial Praxis, S.A, pp. 35-55.

SANCHO, Juana; ALVAREZ, Isabel; BARAJAS, M.; BOSCO, A.; CHRYSOS, A. & FORMOSA, M. (1998). Balances y propuestas sobre líneas de investigación sobre tecnología educativa en España: una agenda provisional. VI Jornadas Universitárias de Tecnologia Educativa. [online] disponível para download em http://www.ull.es/congresos/tecneduc/JuanaSancho.html a 15/11/02.

SCHRAMM, Wilbur (1977). Big Media, Little Media. Beverly Hills: Sage.

SEELS, Barbara; BERRY, Louis; FULLERTON, Karen & HORN, Laura (1996). Research on Learning from Technology. In D. Jonassen (ed.), Handbook of Research for Educational Communications and Technology. New York: Macmillan USA.

SILVA, Bento D. (1998). Educação e Comunicação - Uma Análise das Implicações da Utilização do Discurso Audiovisual em Contexto Pedagógico. Braga: CEEP-IEP. Universidade do Minho.

SKINNER, Brutus F. (1957). Science and Human Behaviour. New York: Macmillan.

SKINNER, Brutus F. (1968). The Technology of Teaching. New Jersey, Englewood Cliffs: Prentice Hall.

TELLEZ, Kip (1993). Experimental and quasi-experimental research in technology and teacher education. In H. Waxman & G. Bright (org.), Approaches to Research on Teacher Education and Technology. Charlottesville, VA: AACE, pp. 67-78.

THOMPSON, Ann; SIMONSON, Michael & HARGRAVE, Constance (1996). Educational Technology: a Review of the Research. Washington DC: AECT Publications.

VIGNAUX, Georges (1991). As Ciências Cognitivas. Lisboa: Instituto Piaget.

 

Recebido em Janeiro/2005

Aceite para publicação em Novembro/2005