SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2THE PROTAGONISM OF STUDENTS AND PARENTS IN BRAZILIAN HIGH SCHOOLSA PARTICIPATIVE EVALUATION EXPERIENCE OF CLASS CURRICULAR PROJECTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação vol.18 no.2 Braga  2005

 

Configurações culturais e o processo de construção da gestão democrática numa escola secundária

Leonor Lima Torres

Universidade do Minho, Portugal

 

Resumo

A partir de um estudo de caso centrado numa escola secundária centenária, analisámos a evolução do modelo de gestão democrática (1974-2000) efectivamente desenvolvido/adoptado no quotidiano desta escola, em articulação com as especificidades culturais e simbólicas historicamente construídas por via das práticas dos professores. A consideração dos condicionalismos culturais como factores de recontextualização do processo de implementação da gestão democrática possibilitou um enfoque analítico e compreensivo sobre as dinâmicas desta organização escolar, tendo como ponto de referência a matriz teórica construída por Lima (1992, 2000) para o panorama da escola pública portuguesa. Neste artigo, apresentamos os principais resultados desta investigação empírica e debatemos teoricamente os sentidos conferidos pelos actores escolares às diversas fases do processo formal-legal de gestão democrática.

Palavras-chave

Gestão democrática; Cultura organizacional escolar; Autonomia de escola

 

 

Cultural configurations and the process of construction of the democratic management in a secondary school

Abstract

Based on a study case focused of a secondary school established for more than a century, in this paper we analyse the evolution of the democratic management model (1974-2000) effectively developed/adapted in the daily life of this school, in articulation with cultural and symbolic specificities historically built by teachers’ practices. The consideration of cultural constraints as factors of recontextualisation of the implementation process of the democratic management allowed an analytical and comprehensive focus over the dynamics of this school organisation, having as a reference the theoretical framework built by Lima (1992, 2000) for the Portuguese public  school panorama. In this paper we present the main results of an empirical research and we discuss theoretically the meanings given by school actors to different phases of the legal-formal process of the democratic management.

Keywords

Democratic management; Organisational culture; School autonomy

 

 

Les configurations culturelles et le procès de construction de la gestion démocratique dans une école secondaire

Résumé

A partir d’une recherche de cas effectuée dans une école secondaire centenaire, on analyse l’évolution du modèle de la gestion démocratique (1974-2000) qui s’ est en effet développé /adopté dans le quotidien de cette école en articulation avec les spécificités culturelles et symboliques qui au long de l’ histoire ont été construites a travers des pratiques des enseignants. La considération des conditionalismes culturels comme facteurs de recontextualisation du procès de l’implantation de la gestion démocratique a permis un abord analytique et compréhensif sur les dynamiques de cette organisation, ayant comme point de référence la matrice théorique construite par Lima (1992, 2000) en ce qui concerne le panorama de l’école publique portugaise. Cet article présente les principaux résultats de cette recherche empirique au même temps que l’on débat théoriquement les sens donnés par les acteurs scolaires aux diverses phases du procès formel-legal de la gestion démocratique.

Mots-clé

Gestion démocratique; Culture organisationelle; Autonomie de l’école

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Referências

BARROSO, João (1995). Os Liceus. Organização Pedagógica e Administração (1836-1960). Volume I e II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/JNICT.        [ Links ]

CORREIA, José A. (1994). A Educação no limiar do século XXI: perspectivas de desenvolvimento futuro. Educação, Sociedade e Culturas, nº2, pp. 7-30.

ESTÊVÃO, Carlos V. (1995). O novo modelo de direcção e gestão das escolas portuguesas: desvios e aprofundamentos. Revista Portuguesa de Educação, Vol. 8, nº 1, pp. 87-98.

LIMA, Licínio C. (1992). A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar. Um Estudo da Escola Secundária em Portugal (1974-1988). Braga: Universidade do Minho.

LIMA, Licínio C. (1994). Modernização, racionalização e optimização: perspectivas neotaylorianas na organização e administração da educação. Cadernos de Ciências Sociais, nº 14, pp. 119-139.

LIMA, Licínio C. (1995). Reformar a administração escolar: a recentralização por controlo remoto e a autonomia como delegação política. Revista Portuguesa de Educação, Vol. 8 (nº1), pp. 57-71.

LIMA, Licínio C. (2000). A administração escolar em Portugal: da revolução, da reforma e das decisões políticas pós-reformistas. In Afrânio M. Catani & Romualdo P. Oliveira (Orgs.), Reformas Educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, pp. 41-76.

TORRES, Leonor (1997). Cultura Organizacional Escolar: Representações dos Professores numa Escola Portuguesa. Oeiras: Celta Editora.

TORRES, Leonor (2004). Cultura Organizacional em Contexto Educativo. Sedimentos Culturais e Processos de Construção do Simbólico numa Escola Secundária. Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

 

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Leonor Lima Torres, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga, Portugal. e-mail: leonort@iep.uminho.pt

 

Recebido em Janeiro de 2005

Aceite para publicação em Setembro de 2005