SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4O mundo do texto e a psicoterapia fenomenológico-existencialOs efeitos da formulação de objectivos sobre o rendimento desportivo de duas equipas de andebol sénior índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.22 n.4 Lisboa out. 2004

 

A expressão das formas indirectas de racismo na infância (*)

DALILA XAVIER DE FRANÇA (**)

MARIA BENEDITA MONTEIRO (***)

 

RESUMO

Realizamos três estudos com o objetivo de verificar o efeito idade na expressão das formas indiretas de racismo em crianças brancas. No primeiro estudo, a discriminação racial foi avaliada através da distribuição de recompensas para alvos branco e negro em dois contextos, um que justificava e outro que não justificava a discriminação. Verificamos que a partir dos 7 anos as crianças discriminavam o alvo negro apenas no contexto que justificava a discriminação. No segundo estudo, a discriminação foi medida através da distribuição de recursos em contextos de saliência e de não saliência norma anti-racista. Observamos que crianças de 5-7 anos discriminam o alvo Negro mesmo no contexto de saliência da norma anti-racista. Já crianças de 810 anos só discriminam o alvo negro no contexto em que a norma anti-racista não estava saliente. No terceiro estudo, verificamos que a partir dos 7 anos de idade as crianças interiorizam as normas relativas ao racismo do seu grupo de referência. Os resultados são discutidos com base nas teorias das novas formas de racismo e da socialização do preconceito.

Palavras-chave: Novos racismos, normas sociais, socialização do preconceito.

 

ABSTRACT

Three studies were conducted in order to test the effect of age on White children’s indirect expressions of racism. In the first study racial discrimination was assessed through a task of reward distribution to a White and a Black target in two contexts in which discrimination was or was not justified. Results showed that children older than seven only discriminated against the Black target when this discrimination was justified. In the second study discrimination was assessed through a task of resource allocation in conditions of high or low salience of the anti-racist norm. Children of 5 to 7 discriminated against the Black target in both conditions while older children only discriminated in the anti-racist norm low salience condition. In the third study norm socialisation was assessed by comparing mothers’ and children’s patterns of racism. Results of the three studies are discussed in terms of the theories of new forms of racism and of the socialisation of prejudice.

Key words: New racism, social norms, socialization of prejudice.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Aboud, F. E. (1980). A test of ethnocentrism with young children. Canadian Journal of Behavioural Science, 12, 195-209.         [ Links ]

Aboud, F. E. (1988). Children & Prejudice. Oxford: Basil Blackwell.         [ Links ]

Allport, G. W. (1954). The nature of prejudice. Reading, MA: Addison-Wesley.         [ Links ]

Berk, L. E. (1994). Child Development. London: Allyn and Bacon.         [ Links ]

Bigler, R. S., & Liben, L. S. (1993). A cognitive-deve-lopmental approach to racial stereotyping and reconstructive memory in euro-american children. Children Development, 64, 1507-1518.         [ Links ]

Biernat, M., Vescio, T. K., Theno, S. A., & Crandall, C. S. (1996). Values and prejudice: Toward understanding the impact of American values on outgroup attitudes. In C. Seligman, J. M. Olson, & M. P. Zanna (Eds.), The Psychology of Values: The Ontario Symposium (vol. 8, pp. 153-189). New Jersey: LEA.         [ Links ]

Brown, R. (1995). Prejudice: Its Social Psychology. Oxford: Blackwell Publishers.         [ Links ]

Crandall, C. S., Eshleman, A., & O’Brien, L. (2002). Social norms and the expression and suppression of prejudice the struggle for internalization. Journal of Personality and Social Psychology, 82 (3), 359-378.

Dovidio, J. F., & Gaertner, S. L. (2001). Affirmative action, unintentional racial biases, and intergroup relations. In M. A. Hogg, & D. Abrams (Eds.), Intergroup relations: Essential readings (pp. 178-187). Philadelphia: Psychology Press.         [ Links ]

Dovidio, J. F., & Gaertner, S. L. (1998). On the nature of contemporary prejudice: the causes, consequences, and challenges of Aversive Racism. In J. L. Eberhardt, & S. T. Fiske (Eds.), Confronting Racism: the problem and the responses (pp. 3-32). California: SAGE Publications.         [ Links ]

Dovidio, J. F., & Gaertner, S. L. (2000). Aversive racism and selection decisions: 1989 and 1999. Psychological Science, 11, 319-323.         [ Links ]

Doyle, A. B., & Aboud, F. E. (1995). A longitudinal study of white children’s racial prejudice as a so-cial-cognitive development. Merrill-Palmer Quarterly, 41 (2), 210-229.

Doyle, A. B., Beaudet, J., & Aboud, F. E. (1988). Developmental changes in the flexibility of children’s ethnic attitudes. Journal of Cross-Cultural Psychology, 19, 3-18.

Gaertner, S. L. (1973). Helping behavior and racial discrimination among Liberals and conservatives. Journal of Personality and Social Psychology, 25 (3), 335-341.         [ Links ]

Gaertner, S. L., & Dovidio, J. F. (1986). The aversive form of racism. In J. F. Dovidio, & S. L. Gaerner (Eds.), Prejudice, discrimination, and racism: Theory and research (pp. 61-89). Orlando, FL: Academic Press.         [ Links ]

Gaertner, S. L., & Dovidio, J. F. (2000). Reducing intergroup bias: The common intergroup identity model. Philadelphia: Psychology Press.         [ Links ]

Gonçalves, A. I. S., & Garcia-Marques, T. (2002). Manifestação aversiva de racismo: dissociando crenças individuais e crenças culturais. Psicologia, 16 (2), 411-424.         [ Links ]

Hodson, G., Dovidio, J. F., & Gaertner, S. L. (2002). Processes in racial discrimination: Differential weighting of conflicting information. Personality and Social Psychology Bulletin, 28 (4), 460-471.         [ Links ]

Katz, P. A., & Zalk, S. R. (1978). Modifications of chil-dren’s racial attitudes. Developmental Psychology, 14, 447-461.

Katz, I., & Hass, R. G. (1988). Racial ambivalence and american value conflict: correlational and priming studies of dual cognitive structures. Journal of Personality and Social Psychology, 55 (6), 893-905.         [ Links ]

Katz, I., Wackenhut, J., & Hass, R. G. (1986). Racial ambivalence, value duality, and behavior. In J. F. Dovidio, & S. L. Gaertner (Eds.), Prejudice, Discrimination, and Racism (pp. 35-59). New York: Academic Press.         [ Links ]

Kinder, D. R., & Sears, D. O. (1981). Prejudice and politics: symbolic racism versus racial threats to the good life. Journal of Personality and Social Psychology, 40, 414-431.

        [ Links ]

Lima, M., & Vala, J. (2002). Individualismo meritocrático, diferenciação cultural e racismo. Análise Social, 27, 181-207.         [ Links ]

McConahay, J. B. (1986). Modern racism, ambivance, and the modern racism scale. In J. F. Dovidio, & S. L. Gaerner (Eds.), Prejudice, discrimination, and racism: Theory and research (pp. 61-89). Orlando, FL: Academic Press.         [ Links ]

McConahay, J. B., Hardee, B. B., & Batts, V. (1981). Has racism declined in America? It depends upon who is asking and what is asked. Journal of Conflict Resolution, 25, 563-579.         [ Links ]

McConahay, J. B., & Hough, J. C. Jr. (1976). Symbolic racism. Journal of Social Issues, 32, 23-45.         [ Links ]

Monteiro, M. B., Lima, M. L., & Vala, J. (1991). Identidade social. Um conceito chave ou uma panaceia universal. Sociologia: Problemas e Práticas, 9, 107-120.         [ Links ]

Mouro, C., Monteiro, M. B., & Guinote, A. (2002). Estatuto identidade étnica e percepção de variabilidade nas crianças. Psicologia, 16 (2), 387-411.         [ Links ]

Pettigrew, T. F., & Meertens, R. W. (1995). Subtle and blatant prejudice in western Europe. European Journal of Social Psychology, 25, 57-75.         [ Links ]

Piaget, J., & Weil, A. M. (1951). The development in children of the idea of the homeland and of relations to other coutries. International Social Science Journal, 3, 561-578.         [ Links ]

Sachdev, I., & Bourhis, R. Y. (1991). Power and status diferential in minority and majority group relations. European Journal of Social Psychology, 21, 1-24.         [ Links ]

Sherif, M. (1967). Social interaction: process and products. Chicago: Aldine.         [ Links ]

Tajfel, H. (1978). Differentiation between social groups: Studies in the social psychology of intergroup behaviour. London: Academic Press.         [ Links ]

Vala, J., Brito, R., & Lopes, D. (1999). Expressões dos racismos em Portugal. Lisboa: ICS, Estudos e Investigações.         [ Links ]

Vala, J., Lima, M., & Lopes, D. (2002). Social values, prejudice and solidarity in the European Union. In W. Arts, & L. Halmann (Eds.), European Social Values at the end of the milenium. Leiden: Brill.         [ Links ]

Williams, J. E., Best, D. L., Boswell, D. A., Mattson, L. A., & Graves, D. J. (1975). Preschool Racial Attitude Measure II. Educational and Psychological Measurement, 35, 3-18.         [ Links ]

Yee, M. D., & Brown, R. (1992). Self-evaluations and intergroup attitudes in children aged three to nine. Child Development, 63, 619-629.         [ Links ]

 

(*) Este artigo decorre de investigações parcialmente financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do Ministério da Ciência, no quadro do Projecto “Social and cognitive factors of social identity construction and management in inter-ethnic relations: a developmental approach”, ref. POCTI/PSI/419 70/2001, em curso no Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS/ISCTE). Qualquer contacto deve ser dirigido à primeira autora, para o seguinte endereço: Dalila Xavier de França, Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe, Estado de Sergipe, Brasil. E-mail: dxfranca@msn.com

(**) Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresas (ISCTE), Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS/ISCTE), Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), Universidade Federal de Sergipe (Brasil).

(***) Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresas (ISCTE), Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS/ISCTE).

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons