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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.18 n.3 Lisboa jul. 2000

 

A avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudança

 

LEONOR SEGURADO FALÉ BALANCHO (*)

 

 

RESUMO

Neste artigo analisa-se a importância e a possibilidade do professor, enquanto aluno de acções de formação contínua ou de complementarização de formação, reinvestir na sua prática pedagógica os ganhos e ensinamentos da experiência de ser avaliado. Partindo de propostas concretas já realizadas, defende-se que a experiência da descentração, proporcionada pelo retorno ao lugar e ao papel de aluno, se adequadamente utilizada, possa potenciar e melhorar, para o professor e para os seus alunos, a eficácia e a função da avaliação. Crê-se que, para desenvolver qualquer transformação esclarecida nas suas práticas, e dada a habitual resistência à mudança, o professor necessita passar por um processo de auto-avaliação e auto-conhecimento orientado pelo formador, no qual a reflexão pela experiência directa pode ser o fulcro do início de uma nova construção pessoal e de uma transição majorante.

Palavras-chave: Formação de professores, avaliação da aprendizagem, construtivismo.

 

ABSTRACT

This article is based on the assumption that the experience of decentration - that comes from returning to the place and functions of a student - will make the teacher construct a new perspective on evaluation and develop a new awareness that will ameliorate his use of evaluation with his own students. In actions already developed while training teachers, and as a consequence of the usual resistance to transformations, the author defends the idea that, to initiate any change in their pedagogical practices, in particular in the evolving area of evaluation, the teacher needs to go through a process of self-evaluation and self-understanding, were reflecting over a personal experience is the beginning of a personal construction and a change to a higher and more complex level.

Key words: Training teachers, learning evaluation, constructivism.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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(*) Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa.

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