Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Aná. Psicológica v.24 n.1 Lisboa jan. 2006
Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU): Estudo com estudantes de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanas (*)
ANA PAULA SOARES (**)
LEANDRO S. ALMEIDA (**)
ANTÓNIO M. DINIZ (***)
M. ADELINA GUISANDE (****)
RESUMO
Apresenta-se um modelo para descrever o ajustamento dos estudantes portugueses à Universidade. Testámos o Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU) numa amostra de 560 estudantes a frequentar pela primeira vez o primeiro ano de cursos de ciências e tecnologias (C&T; n = 259) e de ciências sociais e humanas (CS&H; n = 301). Apesar das expectativas de envolvimento académico à entrada da Universidade constituírem um preditor efectivo dos comportamentos de envolvimento na vida universitária, e da qualidade do ambiente de aprendizagem afectar os níveis de envolvimento, bem-estar e satisfação, os resultados confirmaram a plausibilidade do modelo para ambos os grupos e revelaram que essas relações não foram suficientemente fortes para influenciar o rendimento académico e o desenvolvimento psicossocial dos estudantes. O rendimento foi predito pela nota de candidatura e o desenvolvimento psicossocial pelo nível de autonomia à entrada da Universidade. Contrastando os resultados nos grupos, a autonomia emocional e instrumental no início da vida universitária e o envolvimento na vida académica tiveram um impacto diferencial no bem-estar obtido, respectivamente para os estudantes de C&T e de CS&H. As características pré-universitárias dos estudantes revelaram-se importantes para a configuração dos seus processos de adaptação ao contexto universitário, mostrando algumas especificidades, nesse processo, quando se consideram as áreas de cursos frequentadas.
Palavras-chave: Ajustamento académico, estudantes universitários, Ensino Superior, rendimento académico, desenvolvimento psicossocial.
ABSTRACT
We present a model to describe how portuguese students adjust to University. The Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU) Multidimentional Model of College Adjustment (MMCA) was tested in a sample of 560 first-year college students, enrolled for the first time, in science and technology (n = 259) and social and human sciences (n = 301) course degrees. Results confirm the plausibility of the model for both groups, despite the fact that students’ involvement expectations about academic life, when they entered college, proved to be a good predictor of students’ involvement behaviors, and that the quality of learning environment proved to be a good predictor of students’ involvement, well-being and satisfaction. They also reveal that those relations weren’t strong enough to influence academic performance and psychosocial development. Academic performance was predicted by access classifications and psychosocial development by autonomy level at the entrance of University. Comparing the groups’ results, emotional and instrumental autonomy at the beginning of academic life and academic involvement had a differential impact on students’ well-being, respectively, in science and technology and in social and human sciences’ students. These results enhance the importance of students’ pre-college characteristics for college adjustment process, showing some specificities in this process when areas of courses attended are taken under consideration.
Key words: Academic adjustment, college students, higher education, academic achievement, psychosocial development.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
REFERÊNCIAS
Almeida, L. S., & Ferreira, J. A. (1999). Adaptação e rendimento académico no Ensino Superior: Fundamentação e validação de uma escala de avaliação de vivências académicas. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 1, 157-170. [ Links ]
Almeida, L. S., Ferreira, J. A., & Soares, A. P. (2003). Questionário de Vivências Académicas (QVA e QVA-r). In M. M. Gonçalves, M. R. Simões, L. S. Almeida, & C. Machado (Coords.), Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. I, pp. 113-130). Coimbra: Quarteto Editora.
Almeida, L. S., Soares, A. P., & Ferreira, J. A. (1999). Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no Ensino Superior: Construção/validação do Questionário de Vivências Académicas. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP), Série Relatórios de Investigação. Braga: Universidade do Minho.
Almeida, L. S., Soares, A. P., & Ferreira, J. A. (2000). Transição e adaptação à Universidade: Apresentação do Questionário de Vivências Académicas (QVA). Psicologia, 19 (2), 189-208.
Anaya, G. (1996). College experiences and student learning: The influence of active learning, college environments and cocurricular activities. Journal of College Student Development, 37, 1-12.
Aspinwall, L. G., & Taylor, S. E. (1992). Modeling cognitive adaptation: A longitudinal investigation of the impact of individual differences and coping on college adjustment and performance. Journal of Personality and Social Psychology, 63, 989-1003.
Astin, A. (1984). Student involvement: A developmental theory for Higher Education. Journal of College Student Personnel, 25, 297-308.
Astin, A. (1993). What matters in college? Four critical years revised. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.
Baker, R. W., & Siryk, B. (1984). Measuring adjustment to college. Journal of Counseling Psychology, 31, 179-189.
Balsa, C., Simões, J. A., Nunes, P., Carmo, R., & Campos R. L. (2001). Perfil dos estudantes do Ensino Superior: Desigualdades e diferenciação. Lisboa: CEOS, Edições Colibri.
Bentler, P. M. (1990). Comparative fit indices in structural models. Psychological Bulletin, 107, 238-246.
Blimling, G. S. (1999). A meta-analysis of the influence of college residence halls on academic performance. Journal of College Student Development, 40, 551-558.
Braxton, J. M., & Hargens, L. L. (1996). Variation among academic disciplines: Analytical frameworks and research. In J. S. Smart (Ed.), The handbook of theory and research in higher education (pp. 1-46). New York, NY: Agathon Press.
Braxton, J. M., Bray, N. J., & Berger, J. B. (2000). Faculty teaching skills and their influence on the college student departure process. Journal of College Student Development, 41, 215-224.
Brooks, J. H., & DuBois, D. L. (1995). Individual and environmental predictors of adjustment during the first year of college. Journal of College Student Development, 36, 347-360.
Browne, M. W., & Cudeck, R. (1993). Alternative ways of assessing model fit. In K. A. Bollen, & J. S. Long (Eds.), Testing structural equation models (pp. 136-162). London: SAGE.
Cabrera, A. F., Nora, A., Crissman, J., Bernal, E., Pascarella, E., & Terenzini, P. (2002). Collaborative learning: Its impact on college students´ development and diversity. Journal of College Student Development, 43, 20-35.
Chickering, A. W., & Reisser, L. (1993). Education and identity. San Francisco: Jossey-Bass.
Diniz, A. M. (2001). Crenças, escolha de carreira e integração universitária. Dissertação de doutoramento. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia.
Diniz, A. M. (2005). A Universidade e os seus estudantes: Um enfoque psicológico. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
Entwistle, N., & Waterston, S. (1988). Approaches to studying and levels of processing in university students. British Journal of Educational Psychology, 58, 258-265.
Ferreira, J. A., & Castro, M. T. (1994). A adaptação do Inventário de Desenvolvimento da Autonomia de Iowa com jovens universitários. Psychologica, 12, 143-153.
Forster, M. R. (2002). Predictive accuracy as an achievable goal of science. Philosophy of Science, 69, 124-134.
Hood, A., & Jackson, L. M. (1983). The Iowa Developing Autonomy Inventory. Iowa: University of Iowa.
Hu, L.-T., & Bentler, P. M. (1998). Fit indices in covariance structure modelling: Sensitivity to under-parametrized model misspecification. Psychological Methods, 3 (4), 424-453.
Jöreskog, K. G., & Sörbom, D. (1993a). PRELIS2: User´s reference guide. Chicago: Scientific Software.
Jöreskog, K. G., & Sörbom, D. (1993b). LISREL8: Structural equation modeling with the SIMPLIS command language. Chicago: Scientific Software.
Khu, G. D., Schuh, J. H., Whitt, E. J. & Associates (1991). Involving colleges: Encouraging student learning and personal development through out-of class experiences. San Francisco: Jossey-Bass.
Mathiasen, R. E. (1984). Predicting college academic achievement: A research review. College Student Journal, 18, 380-386.
Moos, R., & Trickett, E. (1987). Classroom Environment Scale: Manual (2nd ed.). Palo Alto, CA: Consulting Psychologists Press.
Mouw, J. T., & Khanna, R. K. (1993). Prediction of academic success: A review of the literature and some recommendations. College Student Journal, 27, 328-336.
Pascarella, E. T., & Terenzini, P. T. (2005). How college affects students: A third decade of research. San Francisco: Jossey-Bass.
Pike, G. R. (1999). The effects of residential learning communities and traditional residential living arrangements on educational gains during the first year of college. Journal of College Student Development, 40, 269-284.
Pike, G. R. (2000). The influence of fraternity or sorority membership on students’ college experience and cognitive development. Research in Higher Education, 41, 117-139.
Pinheiro, M. R., & Ferreira, J. A. (1995). Inventário de Desenvolvimento da Autonomia. In L. S. Almeida, M. R. Simões, & M. M. Gonçalves (Eds.), Provas psicológicas em Portugal (Vol. I, pp. 271-285). Braga: APPORT.
Pintrich, P. R., & García, T. (1994). Self-regulated learning in college students: Knowledge, strategies, and motivation. In P. R. Pintrich, D. R. Brown, & C. E. Weinstein (Eds.), Student motivation, cognition, and learning: Essays in honor of Wilberg J. McKeachie (pp. 113-133). Hillsdale, NJ: Erlbaum.
Santos, M. C. (1996). Desenvolvimento interpessoal dos estudantes do Ensino Superior: Um estudo exploratório com estudantes do curso superior de enfermagem. Dissertação de mestrado. Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.
Schumacker, R. E., & Lomax, R. G. (1996). A beginner’s guide to structural equation modeling. Mahwah, NJ: Erlbaum.
Soares, A. P. (1998). Desenvolvimento vocacional de jovens adultos: A exploração, a indecisão e o ajustamento vocacional em estudantes universitários. Dissertação de mestrado. Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.
Soares, A. P. (2003). Transição e adaptação ao Ensino Superior: Construção e validação de um modelo multidimensional de ajustamento de jovens ao contexto universitário. Dissertação de doutoramento. Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.
Soares, A. P., & Almeida, L. S. (2002). Ambiente académico e adaptação à Universidade: Contributos para a validação do Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1987). In A. S. Pouzada, L. S. Almeida, & R. M. Vasconcelos (Eds.), Contextos e dinâmicas da vida académica (pp. 175-193). Guimarães: Conselho Académico, Universidade do Minho.
Soares, A. P., & Almeida, L. S. (2005a). Classroom Environment Scale: Novo estudo de validação com estudantes universitários. Psicologia e Educação, 4, 85-104.
Soares, A. P., & Almeida, L. S. (2005b). Questionário de Envolvimento Académico (QEA): Novos elementos para a sua validação. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 10 (2), 139-158.
Soares, A. P., Almeida, L. S., & Ferreira, J. A. (2002). Contributos para a avaliação do Inventário de Desenvolvimento da Autonomia de Iowa com estudantes universitários portugueses. Revista Psicologia e Educação, 1-2, 91-106.
Soares, A. P., Guisande, M. A., Diniz, A., & Almeida, L. S. (no prelo). Construcción y validación de un modelo multidimensional de ajuste de los jóvenes al contexto universitario. Psicothema, 18.
Soares, A. P., Vasconcelos, R. M., & Almeida, L. S. (2002). Adaptação e satisfação na Universidade: Apresentação e validação do Questionário de Satisfação Académica. In A. S. Pouzada, L. S. Almeida, & R. M. Vasconcelos (Eds.), Contextos e dinâmicas da vida académica (pp. 153-165). Guimarães: Conselho Académico, Universidade do Minho.
Stern, G. G. (1966). Myth and reality in the American college. AAUP Bulletin, 52, 408-414.
Steiger, J. H. (1990). Structural model evaluation and modification: An interval estimation approach. Multivariate Behavioral Research, 25, 173-180.
Terenzini, P. T., Pascarella, E. T., & Blimling, L. (1996). Students’ out-of-class experiences and their influence on learning and cognitive development: A literature review. Journal of College Student Development, 37, 149-162.
Ting, R. S. (2000). Predicting asian americans’ academic performance in the first year of college: An approach combining SAT scores and noncognitive variables. Journal of College Student Development, 41, 442-457.
Tinto, V. (1993). Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition (2nd ed.). Chicago: University of Chicago Press.
Tinto, V. (1997). Classrooms as communities: Exploring the educational character of student persistence. Journal of Higher Education, 68, 599-623.
VanZile-Tamsen, C., & Livingston, J. A. (1999). The differential impact of motivation on self-regulated strategy use of high- and low-achieving college students. Journal of College Student Development, 40, 54-59.
(*) Qualquer correspondência relativa a este artigo deverá ser enviada para asoares@iep.uminho.pt
(**) Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.
(***) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.
(****) Universidade de Santiago de Compostela. Financiada pelo Ministerio de Educación y Ciencia, España.