Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Etnográfica
versão impressa ISSN 0873-6561
Etnográfica v.11 n.1 Lisboa maio 2007
Itinerário de aprendizagens sobre a construção teórica do objecto saber
Telmo H. Caria*
A construção de objectos teóricos de investigação supõe a explicitação e a racionalização dos trajectos autobiográficos que se inscrevem na cultura profissional da investigação em ciências sociais. Estes trajectos mostram que as relações entre teoria e dados não são lineares, sendo atravessadas por conflitos cognitivos. Há, assim, uma cultura de problemas no quotidiano da prática científica que não deve ser confundida com as regras e conflitos de legitimação da produção científica. O trajecto autobiográfico descrito toma como objecto teórico central os conceitos de saber e de cultura profissional. Para o efeito, desenvolve-se uma problemática teórica que começa e acaba na questão das desigualdades socioescolares e que se detém demoradamente na articulação entre as modalidades do sentido contextual do saber prático e recontextualização profissional do conhecimento.
Palavras-chave: sentido contextual do saber, conhecimento-informação, recontextualização profissional do conhecimento, mobilização do conhecimento, desigualdades socioescolares.
An itinerary of apprenticeship on the theoretical construction of knowledge as an object
The construction of theoretical research objects assumes the explicitation and rationalisation of the autobiographical trajectories that are inscribed in the professional culture of research in Social Sciences. These trajectories show that the relations between theory and data are not linear, as they are interspersed with cognitive conflicts. So there is a culture of problems in routine scientific practice that should not be confused with the rules and conflicts of legitimating the scientific output in a given social field. The autobiographical trajectory described takes the concepts of knowledge and professional culture as a core theoretical object. For this, a theoretical problem is developed that begins and ends in the question of socio-educational inequalities, and which has protractedly been contained in the interaction between the modalities of the contextual meaning of practical-contextual knowledge and in the professional recontextualisation of knowledge.
Keywords: contextual meaning of knowledge, knowledge-information, professional recontextualisation of knowledge, mobilisation of knowledge, socio-educational inequalities.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Bibliografia
ALMEIDA, João Ferreira, 2003, Cruzamento de Saberes, Aprendizagens Sustentáveis. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. [ Links ]
BARBALET, J.M., 2001 [1998], Emoção, Teoria Social e Estrutura Social. Lisboa, Instituto Piaget.
BARBIER, Jean-Marie (org.), 1998 [1996], Savoir Théorique et Savoirs d’Action. Paris, PUF.
BELLIER, Sandra, 2003 [1999], “A competência”, in Carré e Caspar (orgs.), Tratado das Ciências e das Técnicas da Formação. Lisboa, Instituto Piaget, pp. 241-262.
BENAVENTE, Ana (org.), 1996, A Literacia em Portugal. Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monográfica. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/Conselho Nacional de Educação.
BENNETT, M.R., e P.M.S. Hacker, 2005, Fundamentos Filosóficos da Neurociência. Lisboa, Instituto Piaget.
BERNSTEIN, Basil, 1990, The Structuring of Pedagogic Discourse. Londres, Routledge.
—,1996, Pedagogy, Symbolic Control and Identity. Londres, Taylor & Francis.
BONAL, Xavier, e Xavier Rambla, 1999, “Sobre a reflexividade em Sociologia da Educação e estruturação social”, Educação, Sociedade e Culturas, n.º 12, pp. 230-234 [réplica ao comentário crítico de Telmo Caria].
BOURDIEU, Pierre, 1979, La Distintion – Critique Social du Jugement. Paris, Minuit.
—,1987, Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo, Perspectivas.
BOURDIEU, Pierre e Jean-Claude Passeron, 1978, A Reprodução – Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Lisboa, Vega.
CARIA, Telmo H. (1992a), “As finalidades sociológicas da educação na formação de professores“, em Stephen Stoer e António Esteves (orgs.), A Sociologia na Escola – Professores, Educação e Desenvolvimento. Porto, Afrontamento, pp. 259-274.
—,1992b, “Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias”, Sociologia – Problemas e Práticas, n.º 12, pp. 50-70.
CARIA, Telmo H.,1999a, “A estruturação social e a reflexibilidade: as limitações da sociologia da educação”, Educação, Sociedade e Culturas, n.º 12, pp. 223-229 [comentário crítico ao artigo de Xavier Bonal e Xavier Rambla (1996), publicado no n.º 9 da mesma revista].
—,1999b, “A racionalização da cultura profissional dos professores – uma abordagem etno-sociológica no contexto do 2.º ciclo do ensino básico”, Revista Portuguesa de Educação, vol. XII (1), pp. 205-242.
—,2000, A Cultura Profissional dos Professores – o Uso do Conhecimento em Contexto de Trabalho na Conjuntura da Reforma Educativa dos Anos 90. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia [versão actualizada e revista da tese de doutoramento defendida em 1997].
—,2001a, “A Universidade e a recontextualização profissional do conhecimento abstracto – hipóteses de investigação e acção política”, Cadernos de Ciências Sociais, n.º 21-22, pp. 71-85.
—,2001b, Notas sobre a relação profissões e uso da ciência: os casos dos médicos veterinários e dos animador-técnico do desenvolvimento. Vila Real. IV seminário ASPTI, documento de trabalho aspti n.º 15 (policopiado).
—,2002a, “O uso do conhecimento: os professores e os outros”, Análise Social, n.º 164, pp. 805-831.
—,2002b, “Dos dualismos de sentido aos usos sociais das teorias educativas”, Educação, Sociedade e Culturas, 18, pp. 149-169 [comentário crítico ao artigo de Rui Gomes (2001), publicado no n.º 16 da mesma revista].
—,2002c, “Da estrutura prática à conjuntura interactiva: relendo o esboço de uma teoria da prática de Pierre Bourdieu”, Revista Crítica de Ciências Sociais, n.º 64, pp. 135-143.
—,2002d, Formação e trabalho técnico-intelectual no associativismo florestal: análise de entrevistas com Engenheiros Florestais em Associações Florestais a Norte do Douro de Portugal. Porto, documento de trabalho REPROFOR, n.º 5 (policopiado).
—,2003a, “As classificações “indígenas” sobre o trabalho técnico-intelectual: o caso de jovens engenheiros florestais no contexto de trabalho de associações florestais no norte de Portugal”. Comunicação apresentada no III seminário de investigação do DES-UTAD, Vila Real (policopiado).
—,2003b, “Os saberes do trabalho técnico-intelectual nas relações entre educação, trabalho e ciência”. Texto de apresentação do painel sobre o mesmo tema organizado para o Midterm Conference Europe2003, RC 04. Lisboa, International Sociological Association (policopiado).
—,2003c, “A construção etnográfica do conhecimento em Ciências Sociais: reflexividade e fronteiras”, in Experiência Etnográfica em Ciências Sociais. Porto, Afrontamento, pp. 9-20.
—,2004a, “Os saberes profissionais técnico-intelectuais nas relações entre educação, trabalho e ciência”, em António Teodoro e Carlos Alberto Torres (orgs.), Educação Crítica & Utopia: Perspectivas Emergentes para o Séc. XXI. Porto, Afrontamento, pp. 109-125.
—,2004b, “O conceito de prática em Bourdieu e a pesquisa em educação”, Educação & Realidade [Brasil], XXVIII(1), pp. 31-48.
—,2005a, “Os saberes que fluem das profissões instituídas”. AA.VV. Actas do Ciclo de Conferências: Experiências Fluídas – Carreira e Precarização. Braga, Núcleo de Estudos em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
CARIA, Telmo H., 2005b, Relatório final do projecto de investigação Reprofor: síntese e análise auto-crítica. Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (policopiado).
—,No prelo, “Poder e reflexividade em ciência: revisão crítica do ‘Science de la science’ de Pierre Bourdieu”. Revista Crítica de Ciências Sociais.
CARIA, Telmo H., e Ana Paula Vale, 1997, “O uso racionalizado da cultura. O caso da relação entre a consciência metafonológica e a aquisição da leitura”, Educação, Sociedade & Culturas, n.º 8, pp. 45-72.
CASTELLS, Manuel, 2000 [1996], A Sociedade em Rede. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
CASTRO-CALDAS, Alexandre, e Alexandra Reis, 2000, “Neuropsicologia do analfabetismo”, em Maria Raquel Delgado-Martins, Glória Ramalho, e Armanda Costa (orgs.), Literacia e Sociedade – Contribuições Pluridisciplinares. Lisboa, Caminho, pp. 155-184.
CHARLOT, Bernard, 2000 [1997], Da Relação com o Saber – Elementos para uma Teoria. Porto Alegre, Artmed.
COSTA, António Firmino da, 1999, Sociedade de Bairro. Oeira, Celta.
COUTURIER, Yves, 2002, “Les réflexivités de l’oeuvre théorique de Bourdieu: entre méthode et théorie de la pratique”, Espirit Critique – Revue Electronique de Sociologie, IV, 3.
DAMÁSIO, António, 1994, O Erro de Descartes – Emoção, Razão e Cérebro Humano. Lisboa, Europa-América.
DELGADO-MARTINS, Maria Raquel, Ramalho, Glória e Armanda Costa, (orgs.), 2000, Literacia e Sociedade – Contribuições Pluridisciplinares. Lisboa, Caminho.
DUBAR, Claude, 1998, “A sociologia do trabalho frente à qualificação e à competencia”, Educação e Sociedade, XIX, n.º 64.
—,1991, La Socialisation – Construction des Identités Sociales e Profissionelles. Paris, Armand Colin.
DUBET, François, 1996 [1994], Sociologia da Experiência. Lisboa, Instituto Piaget.
DUBREUIL, Bertrand, 2000, Imaginário Técnico e Ética Social. Lisboa, Instituto Piaget.
FILIPE, José, 2003a, Narrativas de Educadores em Centros de Actividades Ocupacionais. Porto, VI seminário ASPTI, documento de trabalho aspti, n.º 22 (policopiado).
—,2003b, “Reflexividade interactiva e reflexividade institucional no desenvolvimento profissional de educadores e professores de educação especial”. Comunicação apresentada no painel “Os saberes do trabalho técnico-intelectual nas relações educação, trabalho e ciência”, em Midterm Conference Europe2003, RC 04. Lisboa, International Sociological Association (policopiado).
FRAWLEY, William, 1997, Vygostky and Cognitive Science. Cambridge, Massachusetts e Londres, Harvard University Press.
FRENAY, Mariane, 1996, “Le transfert des apprentissages”, em Étienne Bourgeois (org.), L’Adulte en Formation. Bruxelas, Départtement de Boeck Université, pp. 37-58.
GIDDENS, Anthony, 1989, A Constituição da Sociedade. São Paulo, Martins Fontes.
—,1992, As Consequências da Modernização. Oeiras, Celta.
GOODY, Jack, 1987, A Lógica da Escrita e a Organização da Sociedade. Lisboa, Edições 70.
—,1988, A Domesticação do Pensamento Selvagem. Lisboa, Editorial Presença.
GONÇALVES, Maria Eduarda, 1993, Ciência e Democracia. Lisboa, Bertrand Editores.
HABERMAS, Jurgen, 1993 [1968], Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa, Edições 70.
INHELDER, Barbel, e Jean Piaget, 1976, Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente. São Paulo, Livraria Pioneira Editora.
ITURRA, Raúl, 1988, “A construção conjuntural do grupo doméstico”, Sociologia – Problemas e Práticas, n.º 5, pp. 61-78.
—,1990a, Fugirás à Escola para Trabalhar a Terra. Lisboa, Escher.
—,1990b, A Construção Social do Insucesso Escolar. Lisboa, Escher.
—,1994, “O processo educativo: ensino ou aprendizagem”, Educação, Sociedade & Culturas, n.º 1, pp. 29-50.
KARMILOFF-SMITH, Annette, 1995, Beyond Modularity. A Development Perspective on Cognitive Science. Massachusetts, Londres, The MIT Press.
LACASA, Pilar, e Pilar Herranz, 1989, “Contexto y procesos cognitivos – la interacción niño-adulto”, Infancia y Aprendizage, vol. 45, pp. 25-47.
LAHIRE, Bernard, 1993a, Culture Écrite et Inégalités Scolaires – Sociologie de l’Échec Scolaire à l’École Primaire. Lyon, Presses Universitaires de Lyon.
—,1993b, La Raison des Plus Faibles: Rapport au Travail, Écritures Domestiques et Lectures en Milieux Populaires. Lille, Presses Universitaires de Lille.
—,1998, L’Homme Pluriel – les Ressorts de l’Action. Paris, Nathan.
LASH, Scott, 2005, Crítica de la Informacion”. Buenos Aires-Madrid, Amorrortu Editores.
LAVE, Jean, 1991 [1988], La Cognición en la Prática. Barcelona, Paidós.
LAVE, Jean, e Seth Chaiklin, 1993, Understanding Pratice. Cambridge, Cambridge University Press.
MADUREIRA, C. Novais, e Carlos M. Rocha, 2002, “As diferentes faces da razão (II): risco, ciência e peritos”, Revista Crítica de Ciências Sociais, n.º 64, pp. 81-106.
NUNES, João Arriscado, 2000, “Públicos, mediações e construções situadas”, em Maria Eduarda Gonçalves (org.), Cultura Científica e Participação Pública. Oeiras, Celta, pp. 81-100.
OLSON, David, 2002, The World on Paper: the Conceptual and Cognitive Implications of Writing and Reading. Cambridge, Cambridge University Press.
PEREIRA, Fernando, 2003, “O caso dos saberes dos técnicos superiores agrários das associações e cooperativas agrárias de Trás-os-Montes e Alto-Douro”. Comunicação apresentada no painel “Os saberes do trabalho técnico-intelectual nas relações educação, trabalho e ciência” em Midterm Conference Europe2003, RC 04. Lisboa, International Sociological Association (policopiado).
—,2005, “Os saberes profissionais-técnicos em associações e cooperativas agrárias” em Saber Profissional. Coimbra, Almedina, pp.141-167.
PERRENOUD, Philippe, 1984, La Fabrication de l'Éxcellence Scolaire. Genebra, Droz.
—,1992, “Curriculum – le formel, le réel, le caché”, em J. Houssaye (org.), Pédagogie – Savoirs Premiers. Paris, ESF.
—,1994, Ofício de Aluno e Sentido do Trabalho Escolar. Porto, Porto editora.
—,2001, Porquê Construir Competências a Partir da Escola? Porto, ASA.
PERRENOUD, Philippe, e Bernard Favre, 1989, “Organisation du curriculum et différenciation de e’enseignement”, em Eric Plaisance (org.), L’Échec Scolaire – Nouveaux Débats, Nouvelles Approaches Sociologiques. Paris, CNRS, pp. 55-73.
POZO, J.I., 1993, Teorias Cognitivas del Aprendizage. Madrid, Morata.
QUÉRÉ, Louis (org.), 1994, L’Enquete sur les Catégories – de Durkheim a Sacks. Paris, Éditions de l’École des Hautes Études en Sciences Sociales.
REY, Bernard, 1996, Les Compétences Transversales en Question. Paris, ESF éditeur.
ROGOFF, Barbara, 1993, Aprendices del Pensamiento – el Desarrollo Cognitivo en el Contexto Social. Barcelona, Paidós.
SAHLINS, Marshall, 1980, Au Coeur des Societés – Raison Utilitaire et Raison Culturelle. Paris, Gallimard.
SCHON, Donald, 1998, El Professional Reflexivo: Como Piensan los Professionales Cuando Actúan. Barcelona, Paidós.
SILVA, Augusto Santos, 1994, Tempos Cruzados – um Estudo Interpretativo da Cultura Popular. Porto, Afrontamento.
STOER, Stephen, 1994, “Construindo a escola democrática através do campo da recontextualização pedagógica”, Educação, Sociedade Culturas, n.º 1, pp. 7-28.
STOER, Stephen, e António Magalhães, no prelo, “Educação, conhecimento e sociedade em rede”, Educação Sociedade.
SUN, Ron, 2002, Duality of Mind. A Bottom Up Approach Toward Cognition. Londres/Mahwah (Nona Jérsia), Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.
TANGUY, Lucie, e Françoise Ropé (orgs.), 1994, Savoirs et Compétences. Paris, Harmattan.
TERSSAC, Gilbert de, 1998 [1996], “Savoir, compétences et travail”, em Jean-Marie Barbier (org.), Savoir Théorique et Savoirs d’Action. Paris, PUF, pp. 223-248.
TOCHON, François-Victor, 1998 [1996], “Grammaires de l’experience et savoirs-objects: le savoir focal dans la construction de nouveaux modéles de formation”, em Jean-Marie Barbier (org.), Savoir Théorique et Savoirs d’Action. Paris, PUF, pp. 249-274.
VARELA, Francisco, Evan Thompson, Eleanor Rosch, 2003 [1991], A Mente Incorporada – Ciências Cognitivas e Experiência Humana. Porto Alegre, Artmed.
VENTURA, Paulo, Carlos Brito-Mendes, José Morais, e Régine Kolinsky, 2002, A Organização da Memória Semântica. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
VIEIRA, Ricardo, 1999, Histórias de Vida e Identidades: Professores e Interculturalidades. Porto, Afrontamento.
VYGOTSKY, Lev, 1987, Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes.
VYGOTSKY, Lev, Alexander Luria, e Alexis Leontiev, 1988, Linguagem, Pensamento e Aprendizagem. São Paulo, Ícone.
WERTSCH, J.V., 1988, Vigotsky y la Formation Social de la Mente. Barcelona, Paidós.
*Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa