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Sociologia, Problemas e Práticas
versão impressa ISSN 0873-6529
Sociologia, Problemas e Práticas n.49 Oeiras set. 2005
Uma leitura de indicadores socioeducacionais
Susana da Cruz Martins*
Resumo
Portugal, um lugar de fronteira na Europa: uma leitura de indicadores socioeducacionais
Este artigo tem por base a identificação de padrões educacionais na Europa e tendências associadas, com recurso a uma selecção de estatísticas de comparação europeia. No sentido de completar um mosaico de configurações socioeducacionais na UE, surge como objectivo analítico complementar a leitura de indicadores que expressem, de alguma forma, as próprias condições e processos de escolarização da população nos vários países.
Palavras-chave Educação, comparação europeia, padrões de escolaridade, União Europeia.
Abstract
Portugal, a frontier area in Europe: an interpretation of socio-educational indicators
At the centre of this article is the identification of educational patterns in the European Union and the associated trends, on the basis of a selection of comparative European statistics. With a view to completing a mosaic of socio-educational configurations in the EU, one of its complementary analytical aims is to interpret indicators that, in some form, express the schooling conditions and processes of the various countries populations.
Key-words Education, European comparison, schooling patterns, European Union.
Résumé
Le Portugal, un lieu de frontière en Europe: une lecture dindicateurs socio-éducatifs
Cet article repose sur lidentification de standards éducatifs en Europe et de tendances y associées, grâce à une sélection de statistiques de comparaison européenne. Afin de compléter une mosaïque de configurations socio-éducatives dans lUE, lauteur se donne comme objectif analytique den étoffer la lecture avec des indicateurs qui expriment, en quelque sorte, les conditions et les processus de scolarisation de la population dans les différents pays.
Mots-clés Éducation, comparaison européenne, standards de scolarité, Union européenne.
Resumen
Portugal, un lugar de frontera en Europa: una lectura de indicadores socio-educacionales
Este artículo tiene como base la identificación de patrones educacionales en Europa y tendencias asociadas, apelando a una selección de estadísticas de comparación europea. Con la intención de completar un mosaico de configuraciones socio-educacionales en la UE, surge como objetivo analítico complementario la lectura de indicadores que expresen, de alguna forma, las propias condiciones y procesos de escolarización de la población en los diferentes países.
Palabras-clave Educación, comparación europea, patrones de escolaridad, Unión Europea.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
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*Susana da Cruz Martins. Investigadora do CIES/ISCTE. Bolseira de doutoramento da FCT. E-mail: Susana.martins@iscte.pt